Prefeitura de Lajeado prepara novas ações para o combate do Aedes aegypti

22/01/2024

Créditos: Laura Mallmann/Arquivo

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Vigilância Ambiental, setor vinculado à Secretaria de Saúde, prepara novas ações para o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti (transmissor da Dengue, Chikungunya e ‎Zika Vírus). Além das atividades já desenvolvidas de forma permanente, equipes de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias estão trabalhando com iniciativas de prevenção e eliminação de criadouros do mosquito, além de ações de aplicação de inseticida e da nova técnica de borrifação que será aplicada em prédios públicos.

A novidade deste ano é a adoção, pela Secretaria de Saúde, de uma nova metodologia para o controle do Aedes aegypti. Chamada de Borrifação Residual Intradomiciliar para o Controle Urbano do Aedes (BRI-Aedes), a técnica é recomendada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e envolve a aplicação de inseticida com efeito residual dentro de domicílios e prédios públicos. Essa estratégia foi utilizada nas cidades de Jaboticaba, Rondinha e Tucunduva, no Rio Grande do Sul.

A técnica será implementada em prédios públicos de Lajeado. Com essas medidas, a Secretaria de Saúde visa reduzir significativamente a infestação pelo Aedes aegypti para contribuir com a prevenção da dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito.

- É importante ressaltar que a borrifação é uma medida complementar às ações de prevenção realizadas pela população, como a eliminação de criadouros do mosquito em suas residências. Com a união entre comunidade e município, podemos fazer a diferença no combate ao Aedes aegypti e na promoção da saúde pública – explica a coordenadora da Vigilância Ambiental, Catiana Lanius.

As equipes de agentes seguem realizando visitas a residências e estabelecimentos, fazendo vistorias em locais que podem acumular água parada, Conforme Catiana, as equipes também reforçam a necessidade do uso de repelentes e da adoção das medidas preventivas necessárias para reduzir os riscos de doenças transmitidas pelo mosquito.

A Prefeitura segue ainda com a aplicação de inseticida residual nos pontos estratégicos, como cemitérios, ferros velhos, borracharias, entre outros. Conforme Catiana, essa técnica consiste na aplicação de substâncias químicas em superfícies, que permanecem ativas por um período prolongado, eliminando os mosquitos que entram em contato com essas áreas.

Monitoramento do mosquito Aedes

Para monitorar a infestação e os locais de maior incidência do mosquito, a Prefeitura de Lajeado realiza o Levantamento Rápido de índices para o Aedes Aegypti (LIRAa) de forma trimestral. Essa ação de prevenção e monitoramento está sendo realizada nesta semana.

Outra forma de monitoramento do mosquito é por meio das ovitrampas. Trata-se de armadilhas para ovos de Aedes aegypti que são instaladas em pontos estratégicos do município. As armadilhas consistem em vasos de planta sem furo e palhetas de madeira (eucatex), nos quais é colocada água com levedo de cerveja para atrair a fêmea do mosquito a depositar os ovos no local (ovoposição).

O método é eficaz para o monitoramento, pois permite a detecção precoce do Aedes aegypti e garante respostas rápidas e eficazes no controle do vetor. Os resultados do monitoramento estão disponíveis para visualização neste link.

Acompanhamento de casos suspeitos de Dengue

Nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2023, foram avaliados 69 casos suspeitos de dengue no município. Destes, 66 foram descartados e 3 considerados positivos.

Abaixo, o número de casos suspeitos no mês de janeiro de 2024.

Janeiro de 2024

Bairro