Acessibilidade Contraste

Notícias

Educação

Encontro reúne líderes do Projeto Ello das escolas municipais de Lajeado

17/11/2022

Créditos: Laura Mallmann

Compartilhe:

Representantes de turma das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Lajeado participaram do encontro de encerramento de ano das lideranças do Projeto Ello – Estudantes Ligados na Liderança Organizada, da Secretaria de Educação de Lajeado. O encontro ocorreu nos turnos da manhã e tarde e reuniu cerca de 250 estudantes das 18 EMEFs nesta quinta-feira, 17/11, no Centro Comunitário Evangélico de Lajeado.

 

Durante o dia, houve depoimentos das lideranças, shows de talentos com apresentações de músicas interpretadas em voz e violão pelos alunos, além de leituras. No encontro de junho deste ano, os estudantes receberam elos para escreverem melhorias baseadas no respeito e na escuta do outro. E formaram uma corrente de desafios. No encontro desta quinta-feira, os estudantes releram os desafios da corrente para seguir trabalhando os propósitos nas escolas.

 

O projeto reúne os líderes de turmas semestralmente com o intuito de formar, preparar e desenvolver a liderança nos estudantes do município. São dois representantes por turma do 5º ao 9ª ano de todas EMEFs. O projeto é uma parceria do Programa Saúde na Escola (PSE), por meio da ação de Cidadania e Direitos Humanos, da Secretaria de Saúde, com a Secretaria de Educação.

 

Conforme a orientadora educacional da Secretaria da Educação, Lisete Lermen Friedrich, o encontro de junho foi um momento de capacitação e de compreensão do papel de líderes, e agora, foi para conhecer o que foi trabalhado durante o ano nas escolas.

 

- Os estudantes aprendem sobre os direitos e deveres de um líder por meio de palestra e conteúdos educativos e compartilham esse conhecimento em suas escolas. Durante o ano, foram diversos encontros coordenados pelos orientadores educacionais de cada escola, nos quais foram desenvolvidos os projetos e apresentações demonstradas aqui – explica a orientadora.

 

- O projeto Ello reforça o compromisso das escolas com o protagonismo juvenil, buscando a formação integral dos estudantes. O projeto abre a oportunidade de engajamento dos estudantes com os conteúdos e práticas pedagógicas, promove a autonomia, responsabilidade e participação social, contribuindo com ações não só para a escola, mas também com a comunidade em que o aluno está inserido – afirma a secretária de Educação, Adriana Isabel Zanatta Vettorello.

 

Participação

 

O aluno do 5º ano da EMEF Capitão Felipe Dieter, do bairro Imigrante, Yago Nel Watt, de 11 anos, apresentou a música “No dia em que saí de casa” para uma plateia de mais de 250 pessoas. Ele conta que treinou a apresentação por quase um mês. Para ele, o projeto Ello é uma novidade.

 

- Entrei esse ano e estou gostando bastante de desenvolver a liderança com meus colegas – conta o estudante.

 

A orientadora educacional Solange Kunrath explica que na escola o Projeto Ello se relaciona com outros programas trabalhados com os alunos.

 

- Unimos ao Projeto Ello uma forma de trabalhar o diálogo positivo, a cultura e a arte. O projeto é um incentivo para os estudantes se desenvolverem como líderes e terem mais coragem nas suas atitudes e decisões e, como consequência, se conhecerem melhor – explica a orientadora.

 

O projeto

 

O projeto de formação de lideranças já acontece há muitos anos no município. Neste ano, as orientadoras educacionais, junto com o PSE, criaram a sigla Projeto Ello, que significa Estudantes Ligados na Liderança Organizada.

 

As turmas, de 5º a 9º ano, foram selecionadas para incentivar a participação dos alunos, desde jovens, em movimentos estudantis e na comunidade escolar.

 

Além dos desafios de melhorias no âmbito escolar, os alunos também voltam para as escolas com a tarefa de desenvolver uma logomarca para o projeto.

 

 

Texto e fotos: Laura Mallmann

Compartilhe:

de

5

Leia notícias relacionadas