Acessibilidade Contraste

Estudantes de EMEFs de Lajeado recebem bolsa para estudar língua alemã

03/08/2022

Créditos: Laura Mallmann

Uma parceria entre Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Educação, e o Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) possibilitará que 10 alunos de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) estudem a língua alemã na instituição. A participação dos estudantes foi oficializada em ato na tarde desta quarta-feira, 03/08, com a participação do cônsul-geral da Alemanha no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Milan Simandl.

O projeto de oferecer o estudo da língua alemã faz parte do convênio Núcleo Avançado de Idiomas (NAI) do Ceat. As bolsas foram oferecidas para os municípios de Lajeado, Imigrante e Bom Retiro do Sul. Serão cerca de 4 anos de curso, nos quais os alunos serão habilitados no nível de aprendizagem B1 ao concluir o curso.

A secretária de Educação, Adriana Zanatta Vettorello, explica que foram selecionadas as EMEFs São Bento, Universitário e Porto Novo e distribuídas as vagas entre as escolas.

- Assim como o Trilhas da Inovação chegou para trabalhar as habilidades dos alunos, o projeto NAI também chega com novas oportunidades para alunos da rede pública. Já temos o Inglês nas escolas, e o alemão chega para complementar as oportunidades. Os alunos terão novas vivências em um ambiente fora da sua escola e oportunidades na trajetória como estudante, como intercâmbios. É uma experiência única que faz a diferença – destaca Adriana.

O diretor do Ceat, Rodrigo Ulrich, explica que o idioma alemão faz parte do Vale do Taquari e é com muita alegria que a instituição abre as portas para novas possibilidades com alunos de escolas públicas.

- Vamos atuar junto com o poder público para formar crianças e jovens em um novo idioma. É um grande marco para instituição e ficamos muito felizes com a pronta acolhida das Secretarias de Educação dos municípios. O idioma estrangeiro possibilita formarmos alunos para a região e para o mundo – completa o diretor.

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, relembra que a história do município está diretamente ligada à cultura e à língua alemã.

- A Alemanha faz parte do nosso passado, do nosso presente e do nosso futuro. Uma forma de retribuir o desenvolvimento de Lajeado é difundir a cultura e o idioma na nossa realidade. Nos sentimos muito gratos pela oportunidade de oferecer esse ensino para as escolas municipais por meio do Ceat – destaca Caumo.

As aulas serão no turno inverso ao escolar, duas vezes por semana.