Prefeitura de Lajeado entrega cartilhas de prevenção ao abuso sexual à SLAN

05/02/2020

Créditos: Pietra Darde

Nesta quarta-feira, 05/02, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Centro, setor vinculado à Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), realizou a entrega de cartilhas do Pipo e da Fifi, livro que orienta as crianças a se protegerem da violência sexual, para a Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (SLAN). A entrega, que contou com a presença da autora do livro, aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) durante um evento da entidade. A ação está vinculada ao Pacto Lajeado pela Paz e à Campanha Pipo e Fifi.

A autora das cartilhas, Caroline Arcari, está na cidade ministrando o curso de Metodologias de Prevenção à Violência Sexual para Crianças e Adolescentes na Perspectiva da Autoproteção, no qual servidores do município foram convidados a participar juntamente dos funcionários da SLAN.

Durante o intervalo do curso, a psicóloga e servidora Daniane D'Agostino fez a entrega de 8 cartilhas do Pipo e da Fifi às coordenadoras da SLAN, Angelisa Klein e Sandra Regina Pretto. O objetivo é instrumentalizar a equipe da SLAN para que qualifiquem o trabalho e deem continuidade às ações de prevenção à violência sexual.

“A SLAN já vem desenvolvendo o projeto do Pipo e Fifi desde 2015, por meio dos conteúdos digitais. De forma lúdica, assim como é a proposta da autora, trabalhamos o conteúdo com as crianças por meio do teatro. As cartilhas serão muito bem utilizadas com as crianças”, explicou a coordenadora pedagógica da SLAN, Angelisa Klein.

Conforme o cronograma da Campanha, a próxima ação está prevista para ocorrer em maio, em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Saiba mais

Desde 2014, o município de Lajeado, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com escolas, vem atuando com ações de prevenção à violência sexual de crianças e adolescentes, usando como instrumento a cartilha Pipo e Fifi, elaborada por Caroline Arcari. Hoje, a Campanha Pipo e Fifi integra uma das ações de prevenção do Pacto Lajeado pela Paz.

Os livros infantis de autoria de Caroline Arcari são lúdicos e funcionam como uma ferramenta de proteção, explicando às crianças, a partir dos 3 anos de idade, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas.

Em julho de 2019, as Escolas Municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental de Lajeado também foram contempladas com as cartilhas.