Formação sobre Programa Conte Comigo abre ano letivo das Escolas Municipais de Educação Infantil de Lajeado

04/02/2020

Créditos: Pietra Darde

Na manhã desta terça-feira, 04/02, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Educação (Sed), realizou a abertura oficial do ano letivo de 2020 das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). O Programa Conte Comigo, que será implementado nas escolas municipais neste ano por meio do Pacto Lajeado pela Paz, foi o assunto do encontro, que ocorreu no Teatro da Univates. O evento contou com a presença de autoridades e de todos os profissionais que atuam nas EMEIs. O programa consiste em técnicas de compartilhamento de livros entre um cuidador adulto e uma criança.

Cerca de 850 profissionais participaram da formação, entre professores, monitores, recreacionistas, secretários, bibliotecários, serventes, zeladores e estagiários. Também estiveram presentes o prefeito, Marcelo Caumo, a vice-prefeita, Gláucia Schumacher, a secretária da Educação, Vera Lucia Plein, promotor Sérgio da Fonseca Diefenbach e o reitor da Univates, Ney José Lazzari.

“São os profissionais da educação que fazem a diferença no dia a dia das nossas crianças que, junto das famílias, estimulam as diferentes áreas de desenvolvimento para que elas desfrutem de uma vida mais saudável e feliz. Vocês educadores são peças fundamentais na educação de Lajeado. E, hoje, estamos reunidos para fornecer ainda mais subsídios a fim de potencializar o crescimento das crianças a partir desse programa, que tem em sua base a inteligência socioemocional. Desejo um bom ano letivo a todos”, disse a titular da Sed, Vera Plein.

Por sua vez, o prefeito Marcelo Caumo destacou que o Programa Conte Comigo busca o apoio das famílias para atuarem em conjunto com os professores em prol das crianças. “Esse momento é uma oportunidade da gente convocar as famílias de uma maneira sutil para trabalharem em conjunto com os professores na formação das crianças. Tenho certeza que os frutos surgirão e que assim como Pelotas já é, Lajeado também será referência por meio do Pacto da Paz”, ressaltou Caumo.

Após o ato de solenidade, o evento seguiu com exercícios de atenção plena que foram conduzidos pela psicóloga do Instituto Cidade Segura, Lisiane Rech e do psicólogo Breno Irigoyen de Freitas.

Já a apresentação do Pacto Lajeado pela Paz e seus respectivos programas, assim como as evidências de efetividade e de implementação do Programa Conte Comigo, foram apresentados pela consultora Tâmara Biolo Soares.

Segundo Tâmara, o programa Conte Comigo é um programa baseado em evidências. Outras experiências, que ocorreram na África do Sul e nos Estados Unidos, mostraram a sua efetividade. “A educação socioemocional é muito potente, ela muda o desenho cerebral do indivíduo e tem efeitos transgeracionais. As crianças que receberão esse programa levarão para o resto de suas vidas e passarão para os seus descendentes os efeitos do programa”, contou Tâmara.

Ainda, explicou que o programa estimula o cognitivo, a linguagem, fortalece o vínculo com o cuidador e as crianças que participam são capazes de identificar as suas emoções e as dos outros, a ter empatia, pensamento flexível, a compreender que os outros possuem diferentes crenças, desejos e intenções e também, são capazes de manter o foco e atenção por mais tempo.

Em seguida, o programa e sua forma de aplicação em Lajeado foi apresentado pela socióloga Maria Gabriela Andriotti. O Conte Comigo consiste em técnicas de compartilhamento de livros que estimula o desenvolvimento cognitivivo e socioemocional. Em Lajeado, será executado nas EMEIs e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e será aplicado em crianças de 3 a 6 anos em duas versões: professores da Educação Infantil receberão o programa para aplicá-lo em sala de aula e coordenadoras pedagógicas serão formadas para conduzirem grupos com cuidadores (mães, pais, avós...) que serão ensinados a compartilharem livros com as crianças em casa.

O evento encerrou com relatos da supervisora da Educação Infantil e aplicadora do Conte Comigo em Pelotas, Queller Rosi Mesck e do facilitador Marcos Roberto, sobre as experiências que tiveram com o programa na cidade de Pelotas.

A formação, que iniciou nesta terça-feira, se estenderá até dia 10 de fevereiro para os educadores. Já os professores de Educação Infantil que atuam nas EMEFs receberão capacitação entre os dias 13 e 18 de fevereiro. Em março, serão formados facilitadores para aplicarem sessões com grupos de cuidadores.

Os alunos das EMEIs voltam às aulas nesta quarta-feira, 05/02.

Saiba mais sobre o programa Conte Comigo

O Conte Comigo será aplicado na rede municipal de educação durante o ano e integra  a linha de programas de educação socioemocional "Emoções para a Paz" do Instituto Cidade Segura, lançada no mesmo evento.

Em Lajeado, serão oito sessões que apresentam novas formas de compartilhar livros, instigando a imaginação, a criatividade, a comunicação e, principalmente, o vínculo afetivo.

O Instituto Cidade Segura fará a supervisão da implementação, por meio de reuniões presenciais mensais e encontros online semanais, quando serão repassados os temas da semana e respondidas eventuais dúvidas sobre o programa. Ainda, os profissionais poderão acessar vídeos explicativos, além de outros materiais complementares na página do programa Conte Comigo dentro do Portal Emoções para a Paz, que estará disponível em breve.

Texto e fotos Pietra Darde