Décima operação integrada do Pacto Lajeado pela Paz fiscaliza food trucks em Lajeado

31/01/2020

Na noite de quinta-feira, 30/01, o Pacto Lajeado pela Paz realizou a sua décima operação integrada. O objetivo era apurar denúncias e realizar vistorias em seis foods trucks localizados nos bairros Centro e um no bairro Montanha. Dois foram fechados em razão da falta de água para higienização.

Participaram da ação policiais da Brigada Militar por meio da Força Tática, da Polícia Civil, fiscais do Departamento de Trânsito do município, da Secretaria do Planejamento e Urbanismo (Seplan) e da Vigilância Sanitária, além de integrantes da Secretaria de Segurança Pública.

Durante a ação, que iniciou às 18h30, foram realizadas vistorias em cinco food trucks no bairro Centro, e outro no bairro Montanha.

Conforme o coordenador da fiscalização da Seplan, Tiago Sbardelotto, a função da Secretaria foi de verificar o alvará de funcionamento e o uso das calçadas de passeio. Conforme a Lei 8136/2009, que disciplina o horário de funcionamento dos estabelecimentos, não é permitido ficar estacionado no local por 24 horas, permitindo que outros veículos possam estacionar no local durante o dia. Ainda, as mesas e cadeiras podem ocupar 1/3 da calçada de passeio.

“Essas ações do Pacto auxiliam nosso trabalho de fiscalização, pois nos permitem atuar fora dos horários tradicionais da prefeitura e também, garantindo a segurança para os funcionários no exercício de suas atribuições”, ressaltou Tiago.

Já a Vigilância Sanitária analisou, além da parte documental, questões que comprometiam diretamente a segurança e qualidade dos alimentos,como a temperatura, abastecimento de água e fluxo sanitário. Em razão da falta de água para higienização, dois estabelecimentos foram fechados imediatamente. Nos locais, também foram realizadas orientações técnicas e feitos registros fotográficos. Os proprietários foram convocados para uma reunião de esclarecimentos, que ainda não tem data agendada.

Os fiscais de trânsito também participaram e abordaram 48 motoristas. Não houve autuações.

O Pacto Lajeado Pela Paz

A décima operação integrada faz parte do conjunto de ações do Pacto Lajeado Pela Paz, que está dividido em dois eixos: prevenção, com atuação nas áreas de educação, saúde, assistência social e cultura, e aplicação da lei. Elas têm o objetivo de melhorar a sensação de segurança no município, reduzir a perturbação do sossego (uma das principais reclamações dos munícipes), as brigas e ameaças, e aumentar a apreensão de armas de fogo.

O Pacto Lajeado Pela Paz prevê operações integradas a serem realizadas periodicamente no município, abrangendo todos os bairros, e promovendo uma maior segurança e bem-estar à população.

Resultados da 10º Operação Integrada do Pacto Lajedo Pela Paz

Locais 1, 2 ,3 e 4 bairro Centro

Foram notificados para remover o trailer após o término das atividades, respeitando o horário para funcionamento conforme a Lei 8136/2009. O local 3 foi fechado imediatamente em razão da falta de água.

Local 5, bairro Centro

O proprietário já havia sido notificado no último sábado, 25/01, para remover o trailer após o término das atividades, respeitando o horário para funcionamento.

Local 6, bairro Montanha

Não houve notificação por parte da Seplan, porém, foi fechado imediatamente em razão da falta de água para higienização.