Pacto Lajeado pela Paz reúne facilitadores da paz formados pelo programa

07/01/2020

Créditos: Pietra Darde

O ano de 2020 recém começou e o Pacto Lajeado pela Paz já vem realizando suas primeiras atividades. Com o tema “Ser luz e conexão como o girassol”, o Salão de Eventos da Prefeitura recebeu na tarde de segunda-feira, 06/01, o 5º Encontro dos Facilitadores da Paz. O evento reuniu facilitadores que participaram do Curso de Formação Básica para Facilitadores de Justiça Restaurativa para o conhecimento da metodologia dos Círculos de Construção de Paz Não Conflitivos por meio do Pacto Lajeado pela Paz.

De acordo com a instrutora e coordenadora da Justiça Restaurativa, Tânia Fröhlich Rodrigues, o objetivo do encontro é reunir os facilitadores formados e fortalecer as práticas de círculos de construção de paz. “É um momento em que os participantes se reúnem em círculo para relatar as experiências que tiveram com a metodologia, de expor suas dificuldades e dúvidas sobre o assunto. Também é uma oportunidade para encorajá-los a praticar o círculo na comunidade em que vivem e de provocá-los sobre os temas da Justiça Restaurativa”, contou Tânia.

Segundo Tânia, em razão de janeiro ser um período de férias, o convite também se estendeu aos familiares dos facilitadores, que puderam participar do evento. Ao final do encontro, os participantes distribuíram abraços e mensagens aos servidores da Prefeitura de Lajeado como forma de agradecê-los e valorizar o serviço que prestam à comunidade.

O encontro com facilitadores da paz ocorre sempre na primeira segunda-feira de cada mês.

O próximo Curso de Formação Básica para Facilitadores de Justiça Restaurativa para o conhecimento da metodologia dos Círculos de Construção de Paz Não Conflitivos está previsto para acontecer em fevereiro. Pessoas da comunidade interessadas em realizar o curso podem entrar em contato com a coordenação do Pacto Lajeado pela Paz pelo fone 3982-1028 ou pelo e-mail pacto@lajeado.rs.gov.br para deixar seu nome na lista de interessados em fazer a formação.

Saiba mais sobre o Pacto Lajeado pela Paz clicando aqui.