Formado o sétimo grupo de facilitadores da paz do Pacto Lajeado pela Paz

06/12/2019

Um novo grupo passou pela formação de Facilitadores da Paz, que integra o eixo de prevenção do Pacto Lajeado pela Paz. Os participantes realizaram nos dias 03, 04 e 05/12 o Curso de Formação Básica para Facilitadores de Justiça Restaurativa para o conhecimento da metodologia dos Círculos de Construção de Paz Não Conflitivos, na sede do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari (CRPO-VT). Este é o sétimo e último grupo formado em 2019.

O objetivo do curso, ministrado pela instrutora e coordenadora da Justiça Restaurativa, Tânia Fröhlich Rodrigues, é formar facilitadores da paz para promover o fortalecimento dos relacionamentos, a fim de minimizar as situações de conflitos nos espaços comunitários, familiares e de trabalho.

Durante a capacitação, os participantes vivenciam cada etapa da metodologia do Círculo de Construção de Paz, como construção dos valores, diretrizes, contações de histórias e habilidades dos facilitadores. Além disso, a capacitação aborda a comunicação não violenta, compreendendo as necessidades do outro com técnicas de escuta qualificada, observação e não julgamento.

Uma das integrantes deste grupo foi Maria Júlia Lohmann Wagner, 28 anos. “Gostei muito de ter participado, a experiência foi singular, transformadora e enriquecedora na sua simplicidade. Uma metodologia vivencial que permite conexão e reflexão constante”, contou Maria Júlia, psicóloga.

Além disso, os participantes compartilharam as vivências da facilitação de vínculo ou práticas restaurativas que tiveram entre si e aprofundaram a teoria da Justiça Restaurativa.

Até agora, foram formados 140 facilitadores da paz por meio do Pacto Lajeado pela Paz. O curso tem duração de 25 horas.

SAIBA COMO PARTICIPAR:

Pessoas da comunidade interessados em realizar o curso podem entrar em contato com a coordenação do Pacto Lajeado pela Paz, pelo fone 3982-1028 ou pelo e-mail pacto@lajeado.rs.gov.brn para deixar seu nome na lista de interessados em fazer a formação.

Saiba mais sobre o Pacto Lajeado pela Paz clicando aqui.