Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Pacto Lajeado pela Paz forma quinto grupo de facilitadores da paz

14/10/2019

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Nos dias 09 e 10 de outubro, o programa Pacto Lajeado pela Paz da Prefeitura de Lajeado formou o quinto grupo de facilitadores da paz. Cerca de 25 lideranças religiosas realizaram o Curso de Formação Básica para Facilitadores de Justiça Restaurativa para o conhecimento da metodologia dos Círculos de Construção de Paz Não Conflitivos, na Igreja Santo Inácio de Loyola, no bairro Centro.

 

O curso integra o eixo de prevenção do Pacto Lajeado pela Paz e tem como objetivo formar facilitadores da paz para promover o fortalecimento dos relacionamentos, a fim de minimizar as situações de conflitos nos espaços comunitários, familiares e de trabalho. Esse é o segundo encontro voltado para líderes religiosos e foi ministrado pela instrutora e coordenadora da Justiça Restaurativa Tânia Fröhlich Rodrigues, que contou com o auxílio da instrutora Carmen Lúcia Sampaio Spalding.

 

Durante a capacitação, os participantes vivenciam cada etapa da metodologia do Círculo de Construção de Paz, como construção dos valores, diretrizes, contações de histórias e habilidades dos facilitadores. Além disso, a capacitação aborda a comunicação não violenta, compreendendo as necessidades do outro com técnicas de escuta qualificada, observação e não julgamento.


“Eu me senti muito bem em participar do curso. Estou convencido de que o melhor caminho para construir a paz é contar com a riqueza das contribuições de todas as pessoas de boa vontade. Outro ponto importante do curso é o exercício de escutar sem intervir, sem julgar e respeitando a visão do outro”, contou um dos participantes, Frei Flávio Guerra.

 

O curso deste grupo se encerra em novembro, quando os participantes voltam a se reunir para aprofundar a teoria da Justiça Restaurativa e compartilhar as vivências da facilitação de vínculo ou práticas restaurativas que tiveram no ambiente de trabalho ou familiar.

 

As capacitações também serão voltadas para a rede de atendimento das áreas de saúde, educação, assistência social e cultura, grupos comunitários, como líderes comunitários e Organizações Não Governamentais (ONGs).

 

Até agora, foram formados 110 facilitadores da paz por meio do Pacto Lajeado pela Paz. O curso tem duração de 25 horas e é dividido em dois dias. Durante a formação, é definida uma terceira data para o fechamento do grupo.

 

SAIBA COMO PARTICIPAR:

 

Pessoas da comunidade interessados em realizar o curso podem entrar em contato com a coordenação do Pacto Lajeado pela Paz pelo fone 3982-1028 ou pelo e-mail pacto@lajeado.rs.gov.br para deixar seu nome na lista de interessados em fazer a formação.

 

Saiba mais sobre o Pacto Lajeado pela Paz clicando aqui.

 

Compartilhe:

de

1

Leia notícias relacionadas