Dois estabelecimentos recebem fiscalização na quinta Operação do Pacto Lajeado Pela Paz

20/09/2019

Dois estabelecimentos em Lajeado foram abordados e fiscalizados por policiais e fiscais durante a quinta Operação Integrada do Pacto Lajeado Pela Paz, realizada na quinta-feira (19/09).

No meio da tarde, após reunião preparatória no Corpo de Bombeiros, a equipe formada por Brigada Militar, Polícia Civil e fiscais do Departamento de Trânsito do município, da Secretaria da Saúde e da Secretaria do Meio Ambiente, além de integrantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública, dirigiu-se ao primeiro estabelecimento, um bar localizado no bairro Centro. O objetivo era verificar as condições do local e se as licenças estavam regularizadas.

À noite, a equipe atuou em nova ação da operação, desta vez contando com o reforço de agentes da Polícia Rodoviária Federal. O grupo participou de preparação na PRF e, após, dirigiu-se a uma casa noturna que funciona junto à BR-386. O objetivo era atuar no combate à combinação de álcool e direção.

O Pacto Lajeado Pela Paz

A quinta operação integrada faz parte do conjunto de ações do Pacto Lajeado Pela Paz, que está dividido em dois eixos: prevenção, com atuação nas áreas de educação, saúde, assistência social e cultura, e aplicação da lei. Elas têm o objetivo de melhorar a sensação de segurança no município, reduzir a perturbação do sossego (uma das principais reclamações dos munícipes), as brigas e ameaças, e aumentar a apreensão de armas de fogo.

O Pacto Lajeado Pela Paz prevê operações integradas a serem realizadas periodicamente no município, abrangendo todos os bairros, e promovendo uma maior segurança e bem-estar à população.

Resultados da 5ª Operação Integrada do Pacto Lajedo Pela Paz

Primeiro local verificado - Bar na Avenida Beira-Rio, bairro Centro
Os clientes foram identificados. O local foi autuado pela Vigilância Sanitária e tem dez dias para se adequar às necessidades verificadas. O estabelecimento também foi notificado para desobstruir a via pública.

Segundo local verificado - Casa noturna na BR-486, bairro Olarias

A operação atuou na entrada dos veículos ao local do evento e, posteriormente, na saída dos veículos, com o objetivo de detectar possíveis infrações de trânsito e também se os condutores estavam dirigindo sob a influência de álcool. Ao longo da operação, que começou às 23h de quinta-feira e se encerrou às 3h30min da madrugada de sexta-feira, foram realizadas as seguintes ações:
- 50 autos de infração de trânsito (multas), sendo 15 por embriaguez. Não houve prisões.
- 8 documentos foram recolhidos, entre carteiras de habilitação e documentos de licenciamento de veículo
- 2 veículos removidos