Grupos de usuários da assistência social assistem teatro sobre prevenção ao abuso sexual

17/09/2019

Créditos: Pietra Darde

Nesta terça-feira, 17/09, usuários atendidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município assistiram as primeiras apresentações de teatro da peça Pipo e Fifi, encenado por servidoras municipais no CRAS do bairro Centro. A campanha Pipo e Fifi integra uma das ações de prevenção do Pacto Lajeado pela Paz e foca na prevenção ao abuso sexual. O objetivo da peça é informar o público sobre como identificar e prevenir situações de abuso, contribuindo assim para evitar esta violação que cria traumas para as vítimas, dando origem a diversos problemas.

Na tarde desta terça-feira, o grupo de idosos dos CRAS Espaço de Todos Nós e Espaço da Cidadania e integrantes do grupo do Serviço de Proteção e Atendimento Integral da Família (PAIF), estiveram reunidos para assistir a peça.

Inspiradas no livro infantil da educadora sexual Caroline Arcari, criadora dos personagens Pipo e Fifi, as servidoras do CRAS Márcia Duarte e Daniane D' Agostino encenaram a história. Elas fazem a contação da história de forma simples e divertida, adaptando a linguagem de acordo com a faixa etária do público. De forma interativa, trabalharam a consciência corporal, o reconhecimento de toques abusivos e estimularam a reflexão e o debate sobre a violência sexual.

Conforme a coordenadora do CRAS Planalto, Kelly Silveira, a prevenção ao abuso sexual é um assunto que vem sendo trabalhando com todos os grupos dos CRAS, inclusive idosos.

“Esse ano temos conversado muito com os idosos sobre as ações do Pacto Lajeado Pela Paz, e trabalhamos a história do Pipo e Fifi para que eles também possam ser agentes de prevenção nos territórios onde residem e principalmente entre as crianças de seu convívio social e familiar”, contou Kelly.

No encontro de hoje, os grupos de idosos também trocaram mimos que foram confeccionados durante as oficinas: os bonecos do Pipo e da Fifi.

A apresentação teatral será apresentada para todos os grupos atendidos no CRAS até quinta-feira, 26/09.

Saiba mais

O município de Lajeado, por meio dos CRAS e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com escolas, vem desenvolvendo desde 2016 ações de prevenção à violência sexual de crianças e adolescentes, usando como instrumento a cartilha Pipo e Fifi.

Em junho, a autora esteve em Lajeado para ministrar o curso de Metodologias e Prevenção de Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes na Perspectiva da Autoproteção, voltado para representantes de escolas da rede pública, municipal e privada de Lajeado.

Em julho, representantes de todas as escolas municipais de Lajeado receberam as cartilhas Pipo e Fifi com o objetivo de se tornarem multiplicadores desse conteúdo e agentes na prevenção ao abuso sexual.

Em agosto, cerca de 4 mil crianças de 3 a 9 anos das Escolas de Educação Infantil (EMEIs), Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), estaduais e privadas, e também profissionais da rede de atendimento à criança e ao adolescente de Lajeado, assistiram a peça "Pipo e Fifi", encenada pela Companhia Truks Teatro de Bonecos, no Teatro do Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT).

Texto e fotos Pietra Darde