Pacto Lajeado Pela Paz realiza sua terceira operação integrada

18/08/2019

Créditos: PRF

Entre as 23h de sábado (17) e as 04h de domingo (18), ocorreu mais uma operação integrada do Pacto Lajeado Pela Paz. As ações desta terceira etapa aconteceram nas imediações do km 344 da BR-386, entre os Bairros Montanha e Olarias, em Lajeado, com fiscalizações dentro e fora da rodovia, voltadas a combater a combinação entre álcool e direção.

As atividades tiveram início com um briefing entre todos os envolvidos, realizado na Unidade Operacional da PRF em Lajeado, momento em que os participantes receberam as instruções e conheceram as estratégias sobre o trabalho a ser realizado. A iniciativa contou com integrantes da Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Polícia Civil, Departamento de Trânsito, Secretaria Municipal de Segurança Pública de Lajeado e concessionária da rodovia (CCR).

O trabalho integrado, reunindo cerca de 25 pessoas, permitiu uma maior eficiência e eficácia nas abordagens, contribuindo para que os objetivos da operação fossem atingidos. De acordo com o Chefe Substituto do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da PRF, Marcelo Eberhardt, a operação teve também, e principalmente, cunho educativo e preventivo, com viaturas e policiamento dispostos de forma a serem vistos facilmente pelos motoristas, e evitar que estes dirigissem após ingerirem bebidas alcoólicas em bares, restaurantes e casas noturnas.

O Pacto Lajeado Pela Paz

A ação deste final de semana faz parte do conjunto de ações preparadas pelo Pacto Lajeado Pela Paz, que está dividido em dois eixos: prevenção, com atuação nas áreas de educação, saúde, assistência social e cultura, e aplicação da lei. Elas têm o objetivo de melhorar a sensação de segurança no município, reduzir a perturbação do sossego (uma das principais reclamações dos munícipes), as brigas e ameaças, e aumentar a apreensão de armas de fogo.

Resultados da terceira operação integrada do Pacto Lajedo Pela Paz

Durante o período de operação, foram fiscalizados 209 veículos e 231 pessoas, das quais 177 realizaram o teste do etilômetro. No total, foram lavrados 21 autos de infração por alcoolemia, seja pelo resultado positivo no teste, ou pela recusa dos motoristas em realizá-lo. Além destes, lavrou-se ainda 31 autos por outras infrações do CTB. Um homem foi detido por posse de entorpecentes, e outro, ao furar o bloqueio, tentou atropelar um policial, sendo registrada contra este uma ocorrência de tentativa de homicídio.

O Pacto Lajeado Pela Paz prevê operações integradas a serem realizadas periodicamente no município, abrangendo todos os bairros, e promovendo uma maior segurança e bem-estar à população.

Texto e foto Polícia Rodoviária Federal