Primeiros cursos do Programa Espaço 4.0 no Labilá estão com inscrições abertas

07/03/2024

Com o objetivo de promover a inclusão digital de jovens, a Prefeitura de Lajeado firmou convênio com a Secretaria Nacional da Juventude para implantar o Programa Espaço 4.0 no município. Os cursos serão ministrados no Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado - Labilá. As inscrições vão até 23 de março.

Os dois primeiros cursos iniciam no final de março. Para fazer a pré-inscrição de interesse, o jovem deve acessar os formulários na internet e responder cinco perguntas básicas (links abaixo).

Serão oferecidos cinco cursos no Labilá, sendo que os dois primeiros já estão com inscrições abertas. O público-alvo são jovens de 15 a 29 anos, possibilitando o acesso às novas tecnologias e estimulando as diversas habilidades e a criatividade dos jovens para facilitar a retomada da valorização e responsabilidade do jovem cidadão.

Para promover esta inclusão digital, a ideia é fazer a aproximação dos jovens às novas tecnologias e competências da Indústria 4.0. A inovação será buscada a partir da disponibilização de um laboratório criativo, customizado e equipado com computadores e impressoras 3D. Desta forma, os jovens serão beneficiados por meio da educação e da inclusão digital, com acesso às tecnologias da informação e comunicação.

O investimento no Programa Espaço 4.0 é de R$ 302.494,04, da Secretaria Nacional da Juventude com contrapartida da Prefeitura de Lajeado, destinados a compra de equipamentos de informática, audiovisual, materiais, impressora 3D, mobiliário e equipamentos. Conforme André Bücker, titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), pasta responsável pela execução do projeto no município, após o término do convênio, a Prefeitura pretende dar continuidade às ações com recursos próprios, por meio da formação de novas turmas de jovens que tenham interesse em se capacitar ao mercado de trabalho de forma gratuita.

Cursos com inscrições abertas

Primeiros passos para ganhar a vida com software
Início: 26/03
Quando: terças e quintas-feiras
Turmas: 1
Vagas por turma: 30
Público-alvo: jovens de 15 a 29 anos
Professor: Fabrício Pretto
Local: Labilá (Rua Marechal Deodoro, 379 - Centro, Lajeado)
Formulário para pré-inscrição: bit.ly/48GXhSp

Empreendedor – Start na Startup
Início: 25/03
Quando: segundas e quartas-feiras
Turmas: 4
Vagas por turma: 30
Público-alvo: jovens de 15 a 29 anos
Professor: Rafael Zanatta
Local: Labilá (Rua Marechal Deodoro, 379 - Centro, Lajeado)
Formulário para pré-inscrição: bit.ly/3v0hghb

- Os próximos cursos terão as inscrições abertas nas próximas semanas.

- Ao término de cada curso, os alunos com frequência mínima de 75% das horas aulas serão diplomados.

- O monitoramento e a avaliação das ações desenvolvidas no Programa Espaço 4.0 se darão por meio da assiduidade, comprometimento e interesse de participação dos jovens nas atividades e a quantidade de jovens que alcançarem uma vaga no mercado de trabalho ao término de cada ação.