Festa de São João de Lajeado acontece neste domingo no Parque Ney Santos

01/07/2022

A 15ª edição do São João no Parque acontece neste domingo, 03/07, no novo Parque Ney Santos Arruda, pertinho do rio Taquari. A partir das 12h, a comunidade já pode prestigiar as atrações do evento, com atividades para todos os públicos. A festa é realização da Prefeitura de Lajeado e Grupo Independente em parceria com entidades e empresas do município.

Haverá diversos tipos de apresentações artísticas, comidas típicas, feira de artesanato, dança da quadrilha, casamento caipira, brinquedos infláveis, chimarreada, oficinas, exames de teste rápido com a Secretaria da Saúde e show do Barbarella. Ao final do evento, haverá a queima da já tradicional fogueira gigante, um destaque da festa.

O São João no Parque é um evento com característica social, em que as entidades culturais, esportivas e sociais do município são parceiras no evento com a gastronomia, brincadeiras, e programação cultural.

Alterações no trânsito

O trânsito na rua Oswaldo Aranha, em frente do Parque, será interrompido para melhor aproveitar o espaço com segurança e conforto (confira na imagem em anexo).

Em reunião realizada com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan) e Departamento de Trânsito estabeleceu-se que nos arredores do Parque não será permitido food trucks e vendedores ambulantes. O espaço delimitado para esta finalidade será na rua Bento Gonçalves, nas imediações no Espaço de Formação Rede ICM (antigo prédio Irmãos Maristas) em direção à Praça da Matriz.

O Departamento de Trânsito e os fiscais estarão atuantes para orientação e organização desse espaço.

O São João no Parque 2022 é uma realização da Prefeitura de Lajeado e do Grupo Independente, com apoio da Unimed VTRP e Corpo de Bombeiros.

São João no Parque – Parte Cultural 2022 acontece nesse domingo no Parque Ney Santos Arruda

Com uma programação repleta de atrações, o São João no Parque – Parte Cultural 2022 acontece neste domingo.

A programação cultural do evento tem início previsto para as 17h30min com o Casamento Caipira. O Grupo de Teatro Destemperados, de Porto Alegre será o responsável pela tradicional encenação. O grupo iniciou sua trajetória artística em 2011 na produção espetáculos de teatro, oficinas de teatro e circo, eventos regionais e nacionais. Nesse período já realizaram diversos trabalhos como a “História da Tigresa, “As fantásticas aventuras de um menino que lia livros”, “O colecionador de Sonhos” e “Histórias Rocambolescas de um Mundo Amazônico”.

Na sequência, a partir das 18h, acontece a tradicional Dança da Quadrilha. Dessa vez a animação será proporcionada pela ARTTE Escola de Dança, de Lajeado.

Idealizado pela professora, bailarina e coreógrafa Taís Maia, a escola, a mais antiga do Vale do Taquari, tem várias frentes de apresentações ao longo dos seus mais de 25 anos de estrada. Nesse período contempla shows no Chile, Bolívia, México, Espanha e Portugal.

A programação cultural do evento encerra às 18h30min, quando a Banda Barbarella sobe ao palco montado no Parque Ney Santos Arruda. Considerada uma das mais influentes do cenário cultural gaúcho, a banda traz ao palco um resumo do que aconteceu ao longo dos seus 50 anos de história além de clássicos nacionais e internacionais que marcaram as últimas décadas. Ao longo da carreira, a Banda Barbarella soma mais de 8 mil shows e 12 álbuns lançados.

O São João no Parque - Parte Cultural 2022 é uma realização da Prefeitura de Lajeado através da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado e Affecto – Assessoria e Produção Cultural. O patrocínio é da Certel e STR Supermercados. O evento conta com o financiamento da Pró-cultura/RS - Secretaria da Cultura do RS - Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

14h – Teatro do Absurdo – Centro de Cultura Afro e AAPADEV

- Dança de Tango com Cadeirantes – Adefil e Centro de Cultura Afro

- Dança – Adefil

- Dança – Centro de Cultura Afro