Notícias
Meio Ambiente
Prefeitura abre Semana do Meio Ambiente com lançamento do projeto “Lajeado Sustentável”
03/06/2022
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Laura Mallmann

Na abertura das atividades da Semana do Meio Ambiente, nesta sexta-feira, 03/06, a Prefeitura de Lajeado lançou o projeto de sustentabilidade “Lajeado Sustentável”, um conjunto de ações e programas com o objetivo de promover o desenvolvimento ambiental e econômico, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos. O evento ocorreu no Jardim Botânico de Lajeado para convidados e imprensa e contou com a apresentação de resultados de uma pesquisa sobre sustentabilidade. Para o domingo, a programação da Semana contará com a Rústica, no Parque do Engenho, mas o evento Sustentar foi adiado para o dia 12/06 em razão do mau tempo.
A pesquisa sobre sustentabilidade foi realizada em fevereiro deste ano e contou com 220 participantes. Foram abordadas temas como limpeza urbana, gestão de resíduos, acessibilidade, mobilidade urbana, ciclovias, parques e praças, entre outros (confira a pesquisa a partir da página 4, clicando aqui). A partir dos dados levantados pela pesquisa, o município elaborou projetos e organizou programas para atender às demandas da comunidade. Na pesquisa, por exemplo, referente à coleta de lixo, 47,3% dos participantes indicam que lixeira pública é a melhor solução. Já 42,7% prefere lixeira individual. Quando o assunto é mobilidade, 75,9% utilizam de carro próprio para se deslocar ao trabalho, sendo que 60,2% trabalham a até 5 km de distância da sua residência. Outro dado sobre mobilidade é que 58,9% dos participantes dizem que vão utilizar ciclovias seguras e sinalizadas para passear e fazer exercícios e apenas 21,5% para utilizar para trabalho ou estudo.
Com os dados da pesquisa em mãos, o próximo passo foi organizar os projetos e criar novos programas para contemplar as necessidades verificadas. Conforme o prefeito, Marcelo Caumo, o projeto Lajeado Sustentável conta com programas como o plantio e monitoramento de árvores, ciclovias e compartilhamento de bicicletas, iluminação pública inteligente, projetos para preservação de rios, arroios e nascentes e tratamento de esgoto.
- Fizemos uma pesquisa que nos mostrou prioridades de investimentos da população. São diversas iniciativas para que possamos ter uma cidade mais sustentável a longo prazo. Temos, por exemplo, uma grande área de terras que será destinada a uma reserva ambiental em Conventos e, por outro lado, temos também um projeto para o lazer da comunidade, que é um parque linear que vai ligar, por meio de ciclovia, a Praça do Chafariz, beira do Rio Taquari, Parque Ney Santos Arruda e Parque do Engenho. E temos ainda os projetos de remodelação da rua Júlio de Castilhos, com o objetivo de qualificar este espaço tão importante para o lajeadense – destaca o prefeito.
Projetos no Eixo Econômico
Eficiência energética e iluminação pública inteligente - Diagnóstico energético, elaboração de projeto, execução, fiscalização e acompanhamento dos resultados. Edital para Iluminação Pública Inteligente e eficiência energética de prédios públicos. PMI em andamento.
Mobilidade Urbana - Priorização de espaços viários para pedestres, bikes e transporte público, concessão de uso para compartilhamento de bikes, estímulo ao compartilhamento de meios de transporte – ônibus, bicicletas, carros.
Ciclofaixas, ciclovias e revitalização de calçadas - Construção de novas ciclofaixas na cidade para uso funcional e lazer, revitalização das ciclovias existentes e revitalização das calçadas centrais (Júlio de Castilhos, Orla do rio, Parque dos Dick, Pedro Theobaldo Breitenbach/Conventos).
Projetos no Eixo Ambiental
Arborização urbana - Intensificação do projeto Lajeado Mais Verde, Inventário da Arborização Urbana, Cartilha de Arborização Urbana, Revitalização da Júlio de Castilhos; Áreas de preservação permanentes.
Conscientização - Programas Guardiões Mirins, Boletim Informativo "Ecoando", Projeto de recuperação Nossos Rios.
Resíduos - Instalação de contêineres para coleta voluntária de resíduos recicláveis, cadastro dos trabalhadores da Coleta Seletiva, composteiras nas escolas; projeto Prefeitura Separa; contratação de triturador de lixo verde.
Projeto em andamento
O projeto de cadastramento de trabalhadores da coleta seletiva formou a primeira turma em março. O coletor de materiais recicláveis Paulo Marcos da Silva, participou da formação dos recicladores individuais do município. Durante o projeto, foram abordados assuntos como empreendedorismo, licenciamento ambiental, saúde e trânsito. Silva considera o projeto muito importante para o trabalho dos recicladores do município.
- Recebemos as placas com a nossa identificação e jalecos que ajudam na sinalização do nosso trabalho. A placa também facilitou o contato de empresas que entram em contato com a gente para retirada do material. Essa formação auxiliou muito o nosso serviço – completa o reciclador.
Programação da Semana do Meio Ambiente
- Domingo, 05/06, às 8h, no Parque do Engenho - 1ª Rústica do Meio Ambiente
- Terça-feira, 07/06, no Aterro Sanitário Municipal - Visita guiada ao aterro + Apresentação do Projeto Separa (ação destinada aos servidores públicos).
- Quarta-feira, 08/06 - Lançamento da cartilha de arborização urbana e palestra.
- Quinta-feira, 09/06 - Plantio de 100 mudas pelo programa Lajeado Mais Verde.
- Sexta-feira, 10/06, no Centro - Ação Rio da Minha Rua com o projeto Rios Urbanos “Meu Encantado”.
- Domingo - 12/06, às 14h, no Parque Ney Santos Arruda - 5º Evento Sustentar – Apresentações culturais, exposição, feira de adoção de cães e outras atrações. (Evento ocorreria em 05/06 e foi adiado em razão do clima)
Para mais informações sobre os eventos, os interessados devem contatar o Centro de Educação Ambiental pelo telefone (51) 3982-1099.
Confira a apresentação completa clicando aqui.
Texto e fotos: Laura Mallmann
Editoriais
Meio Ambiente
Compartilhe:
de
9