Obras estruturais na ERS 130 são iniciadas

02/02/2022

Créditos: Rafael Scheeren Grün

Foram iniciadas nesta quarta-feira (02/02) as obras que vão remodelar trecho da ERS 130, desde o atual trevo em frente a BRF até a rotatória nas imediações do centro de distribuição da IMEC. O serviço inicial consiste na limpeza e escavações para abertura de vias laterais à ERS 130 que darão acesso aos bairros Moinhos e Moinhos da Água. Estas mesmas vias permitirão que o fluxo de veículos não seja interrompido para construção do viaduto que dará passagem sob as pistas da ERS 130. Depois de finalizada todas obras, as vias laterais possibilitarão que o trânsito tenha mais fluidez nas pistas da ERS 130. Outras duas rotatórias serão construídas onde existe a rotatória situada em frente à empresa BRF. Conforme o secretário de Obras e Serviços Públicos (Seosp), Fabiano Bergmann, a intenção é finalizar as obras em 10 meses.

O custeio da obra, licitada em R$ 11,8 milhões, se deu entre uma permuta, chancelada pela Câmara de Vereadores de Lajeado e Assembleia Legislativa do Estado, em que o Daer doou uma área de terras de 6.666,27 m² no centro de Lajeado para o município.

A contrapartida municipal se dará com duas obras. Uma delas é a execução e custeio das obras na ERS 130 e a construção de uma nova sede para o DAER, estimada em R$ 1 milhão, em terreno da autarquia localizado às margens da ERS 130, no bairro Campestre. Além disso, considera-se quitada a dívida de R$ 4,2 milhões do Estado do RS de valores devidos e não empenhados ao Município de Lajeado dos programas pactuados pela Secretaria da Saúde, referentes aos exercícios de 2014 a 2018.