Defesa Civil

Após atingir pico de 33,35 metros na quinta-feira, 02/05, Rio Taquari recua e Prefeitura de Lajeado inicia limpeza

03/05/2024

Créditos: Lucas Brunetto

O dia seguinte ao do pico da maior cheia já registrada na história da bacia do Rio Taquari, que chegou a 33,35m às 13h30 de quinta-feira, 02/05, foi de início de limpeza de vias e continuação de resgates. Com o início do recuo das águas, foram iniciados os trabalhos de limpeza da cidade, com desobstrução de ruas e recolhimento de entulho.

- Medida do rio às 22h30: 26,30m (conforme medição na Rua Julio May junto ao Centro Administrativo)

Informações gerais:

- A Prefeitura de Lajeado publicou decreto nesta sexta-feira, 03/05/2024, declarando estado de calamidade pública em virtude do desastre classificado e codificado como tempestade local/convectiva – chuvas intensas. As chuvas intensas causaram a cheia do Rio Taquari e do Forqueta, o que gerou danos ambientais, econômicos e sociais.

- Pessoas nos abrigos de Lajeado:

Parque do Imigrante - 575
CEM - 115
Conservas - 165
Morro 25 - 4
Santo André - 59
Universitário - 40
Montanha - 81
Santo Antônio - 12
Total: 1.051

- Resgates: nesta sexta-feira, buscas terrestres, aéreas e com embarcações seguiram ocorrendo. Neste fim de semana, dias 04 e 05/05, o foco das aeronaves e embarcações será o transporte de mantimentos para quem estiver ilhado e resgates seguirão sendo realizados.

- Recebimento de doações:

- As doações devem ser levadas ao Centro Recrie, na rua Irmando R. Weisheimer, 839, Pavilhão 03, no bairro Montanha.

São necessários itens como:

- Cobertores
- Roupas (principalmente masculina), meias, roupa íntima e feminina de inverno, calçados de todos os tamanhos
- Roupa infantil
- Roupa de cama (lençol, fronhas) e toalhas de banho

- Fraldas

- Colchões
- Água

- Lista de pessoas em abrigos de Lajeado pode ser conferida clicando aqui.

- Lista de pessoas resgatadas e que receberam atendimento no Parque do Imigrante pode ser conferida clicando aqui. Há outras pessoas resgatadas que foram levadas para outros locais.

Em caso de necessidade, entre em contato com a Defesa Civil de Lajeado, pelo telefone (51) 3982-1150 ou (51) 99828-4971.

Defesa Civil