Defesa Civil

Prefeitura de Lajeado inicia entrega de doações aos desalojados

08/05/2024

A Prefeitura de Lajeado iniciou a entrega de doações aos desalojados nesta quarta-feira, 08/05. Os materiais (kits de higiene, limpeza e alimentação) foram recebidos pelo município na segunda-feira, 06/05, foram separados e organizados na terça-feira e agora estão sendo direcionados aos atingidos pela cheia do rio Taquari mediante cadastro. Neste momento, recebem aquelas pessoas que são consideradas desalojadas, ou seja, que estão em casa de parentes ou amigos. As pessoas que estão em abrigos do município já estão sendo atendidos conforme suas necessidades.

O cadastro está sendo realizado em diversos pontos (veja a lista abaixo), junto com a distribuição dos primeiros kits.

O cadastro de desalojados é feito nos seguintes locais:
EMEI Criança Esperança (Conservas)
Ginásio do Morro 25
Ginásio do Santo Antônio
Posto de Saúde do Campestre
Posto de Saúde do Conservas
Salão Comunitário do Universitário (junto à igreja)
Posto de Saúde do Centro

Horário do cadastro:
Das 9h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

Informações gerais

- Doações de pequenos volumes são recebidas no Centro Recrie, na rua Irmando Weisheimer, 839, no bairro Montanha. O local é apenas para recebimento e atendimento dos abrigos. Não é local para retirada de produtos por desalojados ou desabrigados.

- Doações de grandes volumes para o município podem ser comunicadas para a Defesa Civil de Lajeado, pelo WhatsApp (51) 9828-4971. Doações de grandes volumes para o Estado é com Defesa Civil Estadual com Tenente Liotto, telefone (54) 99995-7189.

- As aulas da rede municipal estão suspensas até sexta-feira, 10/05.

Saúde: Todos os postos de saúde estão funcionando com equipe reduzida, exceto o Posto do Centro, que foi atingido pela enchente (veja os horários dos postos clicando aqui). Pessoas vinculadas ao Centro devem ir ao posto do bairro Moinhos, que terá horário estendido das 7h30 às 18h.

- Equipes de saúde estão disponíveis nos abrigos para prestar assistência aos abrigados.

- As Farmácias Escola e Medicamentos do Estado estão funcionando no Posto de Saúde do bairro Montanha. A população pode doar medicamentos dentro do prazo de validade para a equipe da Farmácia Escola no posto do Montanha, na rua João Sebastiany, 1312.

- As salas de vacinação estão funcionando nos postos: Campestre, Conventos, Jardim do Cedro, Moinhos, Montanha e São Cristóvão.

Saúde Mental: Caps Infantil e Casa Verde estão funcionando.

- Caps Adulto e Caps Álcool e Outras Drogas estão com atendimento na Casa Verde.

- A aplicação de medicação para pacientes de saúde mental ocorrerá na Casa Verde. Endereço da Casa Verde: Rua Saldanha Marinho, 703.

- Lista das pessoas abrigadas nos 10 abrigos de Lajeado (1.100 pessoas): bit.ly/abrigadoslajeado

- Lista das pessoas resgatadas e que passaram pelo Parque do Imigrante: bit.ly/resgatados1

- Pessoas interessadas em ajudar como voluntárias devem acessar o link bit.ly/voluntarios2 . Grupo é organizado pela ONG Parceiros Voluntários. Quem precisa de voluntários deve solicitar para a coordenadora da ONG, Gilmara Scapini pelo telefone (51) 98270-2242.

- Situação das rodovias federais e estaduais no RS: bit.ly/rodoviasdors

- A Prefeitura de Lajeado não possui PIX. Os interessados em ajudar podem doar para entidades ou pessoas da sua confiança ou para entidades assistenciais, como as citadas neste link.

- Animais e pets encontrados ou perdidos podem ser cadastrados neste link.

- A ponte sobre o Rio Taquari entre Lajeado e Estrela está liberada para trânsito em uma pista.

- Teve algum eletrodoméstico ou eletrônico atingido pela enchente? A Univates preparou uma cartilha com orientações de como recuperar este bem. Clique neste link.

- Ao longo do dia, atualizações são postadas nas redes sociais da prefeitura neste link.

Defesa Civil