Defesa Civil

Após repique da enchente, rio Taquari começa a recuar neste domingo, 05/05

05/05/2024

Créditos: Lucas Brunetto

Após passar pela enchente histórica, o nível do rio Taquari voltou a subir na madrugada de domingo, 05/05, e atingiu a cota de 24,12m às 17h. No início da noite, o rio começou a baixar, mas ainda segue na cota de inundação (acima de 19 metros). Os trabalhos de limpeza da cidade, desobstrução de vias e recolhimento de entulho seguiu durante o dia.

- Medida do rio às 20h: 24,06m (conforme régua instalada na rua Oswaldo Aranha). Por questões de segurança essa foi a última medição do dia. A medição será retomada às 6h, de segunda-feira, 06/05.

- Nesta segunda-feira, 06/05, será informado como será feito o cadastro para os desalojados por conta da enchente.

- Doações de pequenos volumes seguem sendo no Centro Recrie, na rua Irmando Weisheimer, 839, no bairro Montanha. O local é apenas para recebimento e atendimento dos abrigos. Não é local para retirada de produtos por desalojados ou desabrigados.

- Doações de grandes volumes para o município podem ser comunicadas para a Defesa Civil de Lajeado, pelo WhatsApp (51) 9828-4971. Doações de grandes volumes para o Estado é com Defesa Civil Estadual com Tenente Liotto, telefone (54) 99995-7189.

- Lista das pessoas abrigadas nos oito abrigos de Lajeado (1.250 pessoas): bit.ly/abrigadoslajeado

- Lista das pessoas resgatadas e que passaram pelo Parque do Imigrante: bit.ly/resgatados1

- As aulas da rede municipal estão suspensas, pelo menos, até terça-feira, 07/05.

- Os postos de saúde que funcionam nesta segunda-feira são: Campestre, Jardim do Cedro, Moinhos, Montanha, Olarias e São Cristóvão. O atendimento odontológico será centralizado no posto de saúde do São Cristóvão. Demais postos de saúde do município serão avaliados durante a semana.

- Pessoas interessadas em ajudar como voluntárias devem acessar o link bit.ly/voluntarios2 . Grupo é organizado pela ONG Parceiros Voluntários. Quem precisa de voluntários deve solicitar para a coordenadora da ONG, Gilmara Scapini pelo telefone (51) 98270-2242.

- Situação das rodovias federais e estaduais no RS: bit.ly/rodoviasdors

- A Prefeitura de Lajeado não possui PIX. Os interessados em ajudar podem doar para entidades ou pessoas da sua confiança, ou para entidades assistenciais, como as citadas neste link.

- A ponte sobre o Rio Taquari entre Lajeado e Estrela está liberada apenas para o trânsito de pessoas caminhando a pé. O tráfego é liberado de tempos em tempos, e em outros momentos é suspenso para o trabalho de limpeza e conserto.

- Ao longo do dia atualizações são postadas nas redes sociais da prefeitura neste link.

Defesa Civil