Pacto Lajeado Pela Paz realiza 100ª Operação Integrada

08/11/2021

O Pacto Lajeado pela Paz alcançou a marca de 100 operações integradas na sexta-feira, 05/11. As forças de segurança e salvamento realizam Plantões Integrados de Fiscalização com o objetivo de orientar e fiscalizar estabelecimentos, realizar revistas em busca de armas e foragidos e fiscalizar embriaguez ao volante, entre outras ações.

Na sexta-feira, 17 estabelecimentos foram vistoriados e 160 carros foram abordados. A operação contou com a participação do Departamento de Trânsito, de Fiscais Municipais das Secretarias de Segurança Pública (SESP), Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan), Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), Saúde (Sesa), da Brigada Militar e Força Tática, da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal. Nas vistorias foram notificados 14 estabelecimentos e autuados 32 veículos.

Nas operações integradas, são verificadas as questões de licenciamento das empresas, análise da ocupação do passeio público, fiscalização da realização de shows e eventos, entre outras questões de segurança pública e envolvendo perturbação do sossego.

Para o Secretário Municipal de Segurança Pública, Paulo Locatelli, a união das forças de segurança na cidade, associada ao trabalho de inteligência focada na prevenção e repressão de crimes, já vem produzindo resultados muito importantes na queda de índices de criminalidade.

- As forças de segurança e fiscalização vem atuando de forma cada vez mais integrada e proativa com o objetivo de prevenir a criminalidade e melhorar a sensação de segurança. A ocorrência de roubo a pedestre, por exemplo, diminuiu 50% em relação ao período de janeiro a agosto de 2020 - disse Locatelli.

Saiba mais sobre as Operações Integradas:

Desde o lançamento do Pacto Lajeado Pela Paz, em junho de 2019, as forças de Segurança e Fiscalização vem realizando Plantões Integrados de Fiscalização. A primeira operação ocorreu em 27 de junho 2019.  As ações ocorrem em pontos e horários estratégicos mapeados pelo Gabinete de Gestão Integrada.

A iniciativa faz parte do eixo de aplicação da lei do Pacto e é inspirada na Teoria das Janelas Quebradas, que recomenda que se atue para prevenir os pequenos delitos, como uma forma de prevenir crimes mais graves e melhorar a sensação de segurança na cidade.

No total, 100 operações integradas já foram realizadas em Lajeado.