Vacinação contra a Covid-19 será retomada na quarta-feira em Lajeado

11/10/2021

Créditos: Maiara Rovea

No feriado desta terça-feira, 12/10, não haverá vacinação em Lajeado em razão da falta de doses 1 para ampliação de novos públicos. A vacinação será retomada na quarta-feira, 13/10, para os mesmos públicos que já vinham sendo vacinados: profissionais da saúde e idosos com 60 anos ou mais que fizeram a segunda dose ou a dose única há pelo menos seis meses. Também estarão disponíveis na quarta-feira primeiras doses para pessoas acima de 18 anos. A vacinação de adolescentes continua suspensa, até que um novo lote de imunizantes seja entregue ao município. Segundas doses também seguem sendo feitas.

Os locais de vacinação serão o Posto de Saúde do Centro e o drive-thru do Parque do Imigrante, das 8h às 14h. Tanto para segunda dose quanto para dose de reforço é preciso apresentar documento de identidade e carteirinha de vacinação comprovando a data da última dose.

Os idosos com 60 anos ou mais que completaram o esquema vacinal com a segunda dose de qualquer imunizante ou a dose única há no mínimo 6 meses, ou seja, até dia 13/10, poderão buscar pela dose de reforço.

Já os profissionais da saúde de Lajeado que fizeram a segunda dose ou a dose única há pelo menos seis meses também podem receber as doses de reforço. A aplicação da dose extra deste grupo é feita mediante apresentação da carteira de vacinação comprovando a data da última dose (segunda ou única) e do comprovante de trabalhador de saúde em exercício de atividade profissional no município de Lajeado ou ainda de estudante em serviços de saúde. Para ter acesso a este documento, clique aqui.

Os trabalhadores da saúde elencados para receber a dose de reforço são todos os profissionais que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, como hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais, e trabalhadores de apoio, como por exemplo recepcionistas, cuidadores de idosos, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores. As doses de reforço também serão aplicadas em estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de saúde, desde que estejam em atividade de exposição ao Coronavírus em razão de estágios curriculares e outras modalidades de prática acadêmica.

Além dos idosos e dos profissionais da saúde, uma dose adicional também está sendo destinada a imunossuprimidos com 18 anos ou mais, que podem fazer a dose de reforço 28 dias após o recebimento da segunda dose ou da dose única. Em Lajeado, estas pessoas devem apresentar, além do documento com foto e carteirinha de vacinação, o documento que está neste link que deverá ser assinado pelo médico de acompanhamento ou, no caso de atendimento na rede pública de saúde, podem solicitar para o atendimento.

VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NA TERÇA-FEIRA (FERIADO), DIA 12/10

NÃO HAVERÁ VACINAÇÃO

VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NA QUARTA-FEIRA, 13/10

QUEM PODE FAZER:

- Primeira dose: qualquer pessoa com 18 anos completos ou mais (não haverá vacinação de adolescentes)

- Segunda dose de CoronaVac: para quem fez a primeira dose até 15/09

- Segunda dose de Fiocruz/Oxford/AstraZeneca: para quem fez a primeira dose até 04/08

- Segunda dose de Pfizer: para quem fez a primeira dose de Pfizer até o dia 18/08

- Dose de reforço: Idosos com 60 anos ou mais que tenham completado o esquema vacinal básico, com segunda dose ou dose única de qualquer imunizante, há no mínimo 6 meses, ou seja, até 13/04

- Dose de reforço: Pessoas imunossuprimidas maiores de 18 anos que tenham recebido a segunda dose ou dose única há no mínimo 28 dias

- Dose de reforço: Trabalhadores da saúde que tenham recebido a segunda dose ou dose única de qualquer imunizante, há no mínimo 6 meses, ou seja, até 13/04 (detalhes do grupo no texto principal)

LOCAIS DE VACINAÇÃO (PARA TODOS OS GRUPOS):

- Postos do Centro

- Drive-thru do Parque do Imigrante

HORÁRIO DA VACINAÇÃO:

Das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.

ENDEREÇO DOS POSTOS:

1) Posto de Saúde do Centro (auditório) - Rua Júlio May 383 - Bairro Centro

2) Parque do Imigrante - Avenida Parque do Imigrante, s/nº - Bairro Alto do Parque