Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Crianças de turmas do berçário voltam às Escolas de Educação Infantil de Lajeado

21/09/2021

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Pietra Darde

Esta terça-feira, 21/09, ficou marcada pelo retorno das crianças atendidas em turmas de berçários em Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) de Lajeado. Cerca de 220 crianças destas turmas estarão voltando nos próximos dias às EMEIs, conforme o cronograma do período de adaptação de cada escola.

 

Das 14 EMEIs que têm berçário no município, 11 retornaram com o horário integral, funcionando das 6h30 às 18h30 (veja lista abaixo). A EMEI Criança Feliz do Bairro Campestre, retorna somente com o turno da manhã, no horário das 6h30 às 12h30. Não retornarão neste momento os berçários das EMEIs SER do bairro Santo Antônio e Recanto Infantil do bairro Moinhos. O atendimento será normalizado nas EMEIs conforme a contratação de novos profissionais for ocorrendo. 

 

Essas turmas não estavam sendo atendidas desde o início da pandemia em razão da dificuldade de manter os protocolos obrigatórios contra a Covid-19 e da falta de profissionais da educação para a retomada. Durante este tempo, as crianças recebiam atividades para serem feitas em casa. A retomada será feita gradativamente conforme o período de adaptação das crianças.  A professora da turma do berçário da EMEI Risque e Rabisque, Andréia Karin Geroleti, estava aguardando ansiosamente pelo retorno das crianças à sala de aula.  

 

- Neste momento de adaptação vamos observar de que forma eles vão interagir com o espaço a partir de alguns materiais que disponibilizamos, como a caixinha de chaves e as bolinhas. Afinal, tudo é novo para eles. Uma adaptação bem feita é muito importante para darmos os próximos passos. Vamos fazer o máximo para que eles se sintam bem acolhidos - explicou a professora.

 

O aluno da EMEI Risque e Rabisque, Theo Schulte Diemer, agora tem a companhia da irmã mais nova, Luiza Schulte, para ir à creche. Luiza é uma das 16 crianças da turma do berçário da EMEI.  

 

- Estava na hora de voltar. A criança se desenvolve melhor na creche do que em casa. Por mais que a gente faça as atividades, aqui as professoras têm um olhar diferente. O melhor lugar para a criança estar, além da sua casa, é na escola. Eu entrego os meus filhos tranquilos porque eu sei que eles estão em boas mãos - contou Bruna Mirele Schulte, 25 anos, mãe de Luiza.

 

Para a retomada presencial na EMEI Fazendo Arte, no bairro Centro, as professoras solicitaram que as famílias respondessem um formulário com perguntas e informações sobre o desenvolvimento das crianças. 

 

- As crianças ficaram muito tempo afastadas da escola. O contato durante este período foi virtual. E, por isso, as respostas do formulário nos ajudaram a organizar o retorno presencial, como, por exemplo, a oferta da alimentação, momento do descanso, acolhida, despedida e as situações de aprendizagem a serem desenvolvidas. Hoje, para que se sentissem bem confortáveis e seguros, os bebês foram acolhidos com música, piscina de bolinhas e com muito carinho e afeto das professoras - contou a diretora, Diana Machado.

 

Além disso, nesta terça-feira também foram retomadas as atividades de contraturno escolar em Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), que oferecem oficinas e atividades esportivas aos alunos. É o caso da EMEF Guido Arnoldo Lermen, que receberá as turmas do pré ao 2º ano, e da EMEF Universitário com as turmas do pré no turno da tarde e do 2º ano no turno da manhã. As EMEFs Santo André e São Bento, que também ofereciam essas atividades, não retornarão neste momento. 

 

Veja quais serão as EMEIS que retornaram com o berçário em turno integral:

 

- Cantinho da Alegria - Bairro Universitário

- Cantinho Mágico - Bairro Santo Antônio

- Criança Esperança - Bairro Conservas

- Entre Amiguinhos - Bairro São Cristóvão

- Jeito de Criança - Bairro Moinhos d’Água

- Mundo Encantado - Bairro Morro 25

- Mundo Mágico - Bairro das Nações

- Primeiros Passos - Bairro Centenário

- Risque e Rabisque - Bairro Centro

- Sabor de Infância - Bairro Igrejinha

- Fazendo Arte - Bairro Florestal

 

EMEI que retornou no turno da manhã:

- Criança Feliz - Bairro Campestre

 

Não retornarão neste momento as EMEIs:

- SER - Santo Antônio

- Recanto Infantil - Bairro Moinhos

Compartilhe:

de

12

Leia notícias relacionadas