Programa de Educação Socioemocional começa a ser aplicado nas escolas de Lajeado

09/08/2021

Créditos: Pietra Darde

Nesta segunda-feira, 09/08, foi iniciada a aplicação do programa SEJA de educação socioemocional do Pacto Lajeado pela Paz. O programa envolverá mais de 7 mil estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais, estaduais e privadas de Lajeado. Para marcar o início das atividades, um grupo composto por representantes da Prefeitura de Lajeado e do Instituto Cidade Segura visitaram três escolas na companhia do Bento Atento, mascote que acompanhará a trajetória dos alunos durante o Programa.

A primeira escola a receber a visita dos representantes municipais foi a Escola Municipal Francisco Oscar Karnal (FOK), no bairro Santo Antônio. Os alunos aguardavam com ansiedade a chegada do personagem Bento, que foi recepcionado com cartazes e balões. A diretora da escola, Marisete Mathes, contou que questões emocionais são trabalhadas na escola desde 2016, quando começou os Círculos de Construção de Paz.

- Procuramos demonstrar que a escola vai além de um espaço de aprendizagens, e é também um espaço acolhedor, onde todos se sentem pertencentes e valorizados. O Programa SEJA vem a acrescentar ao nosso trabalho quanto à importância das relações e para que as emoções sejam trabalhadas, construindo estabilidades e ambientes favoráveis - disse Marisete.

O mascote Bento Atento foi até as escolas acompanhado do prefeito, Marcelo Caumo, da vice-prefeita, Gláucia Schumacher, da Secretária da Educação (SED), Adriana Zanatta Vettorello, da coordenadora do Pacto Lajeado pela Paz, Tânia Rodrigues, da consultora do Pacto Lajeado pela Paz e do Instituto Cidade Segura, Tâmara Biolo Soares, e de outros servidores municipais e integrantes do Instituto.

Para marcar o início do programa, cada escola recebeu uma versão menor do mascote do Bento Atento, que auxiliará os professores na aplicação das metodologias, já que o cãozinho ensina a praticar a chamada "atenção plena" com as crianças, técnica que ajuda a desenvolver o foco e a atenção.

Conforme Tâmara, o objetivo do SEJA é desenvolver habilidades socioemocionais, capazes de prevenir os mais diferentes comportamentos de risco e melhorar a qualidade de vida dos alunos, familiares e comunidade. O programa será desenvolvido ao longo de 20 aulas por ano, a serem ministradas uma vez por semana, com duração de um período de aula. Alunos já receberam e estão aplicando as primeiras atividades do programa.

- O SEJA estava previsto para ser iniciado em 2020, porém foi adiado em razão da pandemia. Durante este tempo, vocês, crianças, puderam sentir em casa como é difícil ficar longe dos amigos e da escola. Para que a gente cresça bem, é muito importante que a gente entenda os nossos sentimentos. O mascote Bento é mais um amigo que vem se unir a esse grande propósito de ter uma cidade mais feliz, segura, em paz. Para que a gente alcance isso depende da gente entender as nossas emoções e também de ajudar os colegas e amigos que estão ao nosso lado quando não estão se sentindo bem - disse o prefeito Marcelo Caumo às crianças.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Bosco e o Colégio Evangélico Alberto Torres também receberam o grupo ao longo da manhã.

- Estar junto com o município neste programa robusto é para nós uma oportunidade e uma honra de estarmos atuando e trabalhando juntos na valorização da vida. É uma soma que trará uma igualdade e resultado de paz e segurança, que é o que queremos para o futuro - ressaltou Rodrigo Ulrich, diretor do CEAT.

Para Tâmara Soares Biolo, a educação socioemocional se faz ainda mais necessária no cotidiano das crianças atualmente.

- Os professores terão mais um instrumento para trabalhar valores, empatia, consciência social e habilidades de relacionamento, que já era importante antes da pandemia mas são mais ainda relevantes agora. Esperamos que a escola aproveite muito - disse Tâmara Soares

O Pacto Lajeado pela Paz organizará um cronograma de visitas nas demais escolas que aderiram ao programa para os próximos meses.

Para conferir o vídeo do início do programa, acesse aqui.

Saiba mais sobre o programa SEJA

O Programa SEJA é um programa de prevenção à violência, baseado em evidências. Em Lajeado, será aplicado com alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental em escolas municipais, privadas e estaduais. O programa consiste em 20 aulas por ano, a serem ministradas uma vez por semana, com duração de um período de aula.

O programa tem como objetivo desenvolver habilidades socioemocionais, capazes de prevenir os mais diferentes comportamentos de risco e melhorar a qualidade de vida dos alunos, familiares e da comunidade.

Cada aluno recebeu um kit contendo um manual ilustrado com atividades para acompanhar em aula e desafio da semana para realizarem em casa. Também recebeu um cartaz com lembrete sobre aprendizados em sala de aula.

Já os professores receberam um manual com um guia descritivo de cada aula, com passo a passo para aplicação. Além disso, receberam três cartazes para usarem em sala de aula. Ainda, eles têm acesso a uma plataforma online para acessarem vídeos de cada uma das sessões do programa. Os vídeos são práticos e objetivos, com duração média de 3 minutos, trazendo um resumo de cada uma das sessões e auxiliando os professores a compreenderem as práticas. Além disso, a plataforma também poderá ser utilizada para esclarecer dúvidas dos educadores. Para garantir a fidelidade na aplicação do programa, os professores também serão supervisionados.