Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Adolescentes com comorbidades já podem se cadastrar para a vacinação contra a Covid-19 em Lajeado

26/07/2021

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades passaram a integrar o grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. Em Lajeado, esse grupo prioritário já pode agendar a vacinação por meio de um cadastro disponível no link: bit.ly/agendavacinalajeado

 

A vacinação deste público será feita somente com o acompanhamento de um adulto responsável e mediante apresentação do comprovante de comorbidade do adolescente, carteirinha de vacinação, documento de identidade e comprovante de residência em Lajeado. O comprovante de comorbidade deve ser preenchido por um profissional da saúde e deve estar pronto para entregar no dia da vacinação. O modelo padrão de comprovante está disponível aqui. 

 

A vacinação deste grupo pode ser feita apenas com a vacina da Pfizer, a única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esta faixa etária. Além disso, a vacinação dos adolescentes será concentrada no Posto do Centro, já que os jovens terão de fazer o cadastro com escolha de dia e hora para vacinar, conforme o calendário disponibilizado pelo município.

 

Veja abaixo quais são as comorbidades que se enquadram nos critérios da vacinação dos adolescentes:

 

 

COMORBIDADE

 

DESCRIÇÃO DA CONDIÇÃO

 

 

Obesidade

 

Acima do percentil 97 ou escore Z acima de 2 desvios. 

 

 

Pneumopatias Crônicas Graves

 

Asma - medicamentos em uso: broncodilatador de longa ação (formoterol/salmenterol) + corticoide inalatório OU Uso de corticoide sistêmico (oral) contínuo OU História prévia de internação hospitalar /UTI (após os dois anos de idade) OU Displasia Broncopulmonar.

 

 

Imunossupressão 

 

Doenças Congênita/ Rara/ Genética / Autoimune; doenças reumatológicas com uso de medicamentos imunossupressores, crianças / adolescentes vivendo com HIV, neoplasias ou doenças hematológicas em tratamento ou que justifiquem imunossupressão.

 

 

Hemoglobinopatia Grave

 

 

Doença Falciforme ou Talassemia Maior.

 

Doença Cardiovascular

 

 

Doença cardiovascular e cardiopatias congênitas com consequências sistêmicas. 

 

 

Doença Neurológica Crônica

 

Doença neurológica com comprometimento de deglutição ou situação que aumente risco de doença pulmonar ou doença cardiovascular; AVE; Mielite transversa; Paralisia cerebral com descrição de limitações; pacientes acamados. * As crianças com Transtorno do Espectro Autista, Hiperatividades, Histórico de convulsões entre outros, serão vacinadas em outro momento – EXCETO se houver comprometimento físico, com dificuldade de deglutição ou risco aumentado de aspiração de alimento para vias aéreas. 

 

 

Síndromes Genéticas

 

Síndrome de Down ou outras condições genéticas.

 

 

Diabetes Mellitus

 

 

Diagnóstico de Diabetes Mellitus Tipo I (insulino - dependente)

 

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas