Mini documentário homenageia o Hospital Bruno Born pelos seus 90 anos

09/07/2021

A Prefeitura de Lajeado lançou nesta sexta-feira o mini documentário "Nos bastidores do HBB no ápice da pandemia" como uma forma de homenagear o Hospital Bruno Born (HBB) e seus profissionais pelos 90 anos de fundação da instituição, que serão completados neste sábado, 10/07. O documentário retrata um pouco dos bastidores do enfrentamento da pandemia de Covid-19 na instituição, que é referência para a cidade de Lajeado e região.

- A ideia de produzir um documentário surgiu em fevereiro, quando começava o período mais crítico da pandemia na cidade. A intenção era fazermos algum tipo de registro histórico daquele momento na principal instituição de saúde da nossa região, mostrar um pouco da rotina dos profissionais, para que isso permanecesse e pudesse ser revisto e lembrado pelas próximas gerações. Com a proximidade do aniversário do hospital, decidimos fazer deste registro uma espécie de homenagem ao hospital e seus profissionais neste aniversário, gente que trabalhou incansavelmente para ajudar a nossa comunidade nesta época tão difícil - contou a coordenadora da Assessoria de Comunicação Social do município, Francini Ledur.

Em pouco mais de 28 minutos, o vídeo faz uma espécie de retrospectiva da pandemia a partir do relato do diretor executivo do HBB, Cristiano Dickel, e das ações que foram tomadas para ampliar leitos e instalar equipamentos necessários para o tratamento dos pacientes com Covid-19, no que a casa de saúde contou com o apoio do município. Além disso, retrata um pouco da rotina das equipes, as mudanças na organização do hospital, e traz relatos de pacientes, pessoas que perderam seus familiares para o vírus, de empresários parceiros e dos próprios profissionais da saúde, que revelaram suas angústias e esperança. As imagens foram captadas dentro do hospital em março deste ano.

O mini documentário pode ser conferido no canal do Youtube da Prefeitura de Lajeado clicando aqui.