Gabinete de Gestão Integrada apresenta novos índices de criminalidade de Lajeado

29/06/2021

Créditos: Pietra Darde

Nesta terça-feira, 29/06, o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) apresentou novos dados sobre os índices de criminalidade no município durante uma reunião na Prefeitura de Lajeado, que contou com a presença de representantes de diversos órgãos de segurança de Lajeado e participação da imprensa. Segundo os dados, houve diminuição nos índices de criminalidade no município em comparação com o mesmo período de anos anteriores. A análise integra uma das frentes de trabalho do Pacto Lajeado Pela Paz.

Participaram da reunião representantes da Delegacia de Polícia, do Ministério Público, do Instituto Cidade Segura, do Corpo de Bombeiros de Lajeado, da Polícia Rodoviária Federal, do Presídio Estadual de Lajeado, da Defesa Civil, da Brigada Militar, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Lajeado, da Delegacia da Mulher, da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro) e do Instituto Ipê-Amarelo. Representando o poder executivo, estiveram presentes os titulares das Secretarias de Segurança Pública, Paulo Locatelli, da Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), Carlos Reckziegel, do Desenvolvimento Social (SMDS), Céci Maria Gerlach, do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (SEDETAG), André Bücker, bem como o ouvidor do município, Ildo Salvi, e o coordenador do Departamento de Trânsito, Vinícius Renner.

Na reunião, que foi mediada pelo secretário da Segurança Pública, Paulo Locatelli, foram apresentados dados atualizados dos índices de criminalidade de Lajeado. Um dos crimes com maior redução foi o de homicídios dolosos, que, de janeiro a maio de 2021, registrou uma redução de 66,6% no número de ocorrências em comparação ao mesmo período de 2020.

Outra queda  significativa no número de ocorrências foi no crime de roubo a pedestres, que de janeiro a maio de 2021 apresentou 60% de ocorrências a menos do que no mesmo período em 2020.

- Os dados apresentados pelo GGI são provenientes dos próprios órgãos de segurança. A função do GGI é tabular esses dados, que são enviados de volta aos órgãos responsáveis para que possamos, de forma estratégica, prevenir essas ações. E este trabalho tem dado certo. A cidade de Lajeado vem apresentando reduções históricas de violência, com quedas ainda mais expressivas do que a média das demais cidades do Estado. A união faz a força, e todos os órgãos do GGI estão envolvidos neste resultado - contou Locatelli.

Ao final da reunião, os titulares da SECEL, Carlos Reckziegel, e da SMDS, Céci Maria Gerlach, apresentaram as ações desenvolvidas pelas respectivas secretarias municipais, que auxiliam na prevenção à criminalidade, como é o caso dos projetos esportivos, que oferecem atividades esportivas para crianças e adolescentes no contraturno escolar.