Alunos de 1 e 2 anos voltam às Escolas de Educação Infantil de Lajeado

28/06/2021

Créditos: Pietra Darde

Nesta segunda-feira, 28/06, os alunos de 1 e 2 anos voltaram às Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) de Lajeado. Além disso, novas mudanças na forma de atendimento aos alunos da rede municipal de ensino passaram a valer nesta segunda-feira. O horário de atendimento das turmas de 3 e 4 anos foi ampliado, e as aulas das turmas da pré-escola ao 9° ano do Ensino Fundamental passaram a ser diárias.

Após um período em casa, a pequena Ana Clara Wahlbrinck voltou à escola nesta segunda-feira e matou a saudade de rever e brincar com os colegas. Para Rejane Schmitt, mãe da pequena Ana Clara, ter sua filha de volta à EMEI é motivo de alegria e alívio para a família.

- Minha mãe foi quem cuidou da minha filha durante esse período que não teve atendimento. A Ana Clara estava bem ansiosa para o retorno porque ela adora os colegas e estar na escola. Percebi que o crescimento dela poderia ter sido bem melhor se estivesse na escola. Por mais que ela seja estimulada em casa, é diferente do que estar na escola. O retorno hoje foi tranquilo. Ela nem chorou - disse Rejane.

Neste início de retomada das aulas, os alunos das turmas A e B (1 e 2 anos) serão atendidos presencialmente em turno único pela manhã, das 6h30 às 12h.

Já nas turmas de C e D (3 e 4 anos), o horário de atendimento foi ampliado, e os alunos serão atendidos em turno integral, das 6h30 às 17h. A ampliação para esses alunos ocorreu por já estarem habituados com as novas regras do ambiente escolar, como distanciamento e uso de máscaras. Como o turno integral exige maior organização das escolas, a expectativa é de que, com a redução das restrições, aos poucos seja disponibilizado o turno integral para outras faixas etárias.  As turmas E (5 anos) continuarão sendo atendidas da mesma maneira, em meio turno manhã ou tarde.

Em razão da necessidade da higienização das escolas, que ocorre todos os dias depois das 17h, o horário de atendimento do turno integral foi reduzido, com o encerramento às 17h. Conforme os protocolos de segurança, é necessário que todos os ambientes sejam limpos e organizados diariamente, evitando a disseminação do coronavírus.

Já nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), os alunos das turmas da pré-escola ao 9° ano serão atendidos diariamente em turno de quatro horas, ou seja, o atendimento não será mais no formato híbrido (uma semana de aula presencial e outra à distância), mas sim presencialmente todos os dias da semana para todos os alunos.

As frases “Sentimento de felicidade e ansiedade por reencontrar todo mundo junto de novo”, “A emoção de que estamos vencendo o vírus” e “Sentimentos de medo, ansiedade e confusão”, foram escritas pelas alunas  Estefani Wollmann Rohers, Erica Luisa Furtado e Andrélli Kauâni de Lima Dutra do 8º ano da EMEF Vida Nova para um trabalho de aula, que buscou comparar os sentimentos dos alunos do início da pandemia, em março de 2020, com agora, em junho de 2021.

Para as estudantes, estar na escola diariamente é sinônimo de um bom aprendizado.

- Do meu ponto de vista, sempre foi muito melhor estar na escola. Eu não tenho dificuldade com matéria, mas preciso de muita explicação para entender bem, de fato, um conteúdo - contou a aluna Andrélli Kauâni De Lima Dutra.

É importante ressaltar que a participação presencial da aula segue não sendo obrigatória, e as famílias podem optar entre enviar a criança para a escola ou mantê-la em atividade à distância. Tanto em um caso quanto no outro é necessário que os pais ou responsáveis assinem autorização expressa para a escola.

No contraturno escolar, os alunos puderam voltar a frequentar os Projetos Vida nesta segunda-feira. Reforço escolar, aulas de artesanato, culinária e recreação são algumas das atividades oferecidas aos alunos dos Projetos Vida dos bairros Campestre, Conventos, Moinhos, Santo André, Santo Antônio e São José.

COMO ESTÁ SENDO O ATENDIMENTO DAS ESCOLAS:

- Alunos de 1 e 2 anos: atendimento em turno único, diário, das 6h30 às 12h

- Alunos de 3 e 4 anos: atendimento em turno integral, diário, das 6h30 às 17h

- Alunos de 5 anos: atendimento em turno único manhã ou tarde

- Alunos da pré-escola ao 9° ano: atendimento presencial todos os dias da semana para todos os alunos

- Alunos dos Projetos Vida: atendimento em turno inverso ao das aulas escolares