Município de Lajeado apresenta redução de indicativos criminais no Programa RS Seguro

17/06/2021

O Programa Transversal e Estruturante de Segurança Pública - RS Seguro, do qual Lajeado faz parte em conjunto com outras 22 cidades gaúchas, apresentou os indicativos da redução de crimes violentos letais intencionais no município. São quatro crimes em que foi identificada redução do número de ocorrências.

O crime com maior indicativo de redução foi o de roubo de veículo que, de janeiro a maio de 2021, registrou uma redução de 78% no número de ocorrências em comparação ao mesmo período de 2020. A segunda maior queda no número de ocorrências foi no crime de roubo a pedestres, que de janeiro a maio de 2021 apresentou 70% de ocorrências a menos do que no mesmo período em 2020.De junho de 2020 a maio de 2021, os roubos a residência apresentaram 45% de redução na comparação com o mesmo período dos anos anteriores (junho de 2019 a maio de 2020), assim como de dezembro de 2020 a maio de 2021 as ocorrências de homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguido de morte apresentaram queda de 40% em Lajeado comparando com o mesmo período dos anos anteriores (dezembro de 2019 a maio de 2020).

Segundo o Secretário Municipal da Segurança Pública, Paulo Locatelli, o trabalho integrado das polícias, órgãos municipais de fiscalização, Poder Judiciário e Ministério Público já estão produzindo resultados.

- A cidade de Lajeado vem apresentando reduções históricas dos índices de violência, com quedas ainda mais expressivas do que a média das demais cidades do Estado. A união faz a força, e todos os órgãos do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI) estão envolvidos neste resultado. Estudamos os dados em cima de evidências e em conjunto com o Pacto Lajeado Pela Paz conseguimos esses indicativos muito bons - explicou Locatelli.

Saiba mais sobre o Pacto Lajeado pela Paz

- Lançado em 10/06/2019

- Criação do Observatório Municipal de Segurança Pública que elabora análises mensais dos indicadores de criminalidade da cidade.

- Foram realizadas 81 Operações Integradas de fiscalização e de averiguação de perturbação do sossego.

- Fortalecimento da integração entre as instituições, com foco especial das áreas de inteligência.

- Programas de prevenção para famílias, escolas, comunidades e jovens em conflito com a lei.

Saiba mais sobre o RS SEGURO:

- Criado pelo governo do Estado, o RS Seguro é norteado por quatro eixos principais, que são: Combate ao crime, Políticas sociais preventivas e transversais, Qualificação do atendimento ao cidadão e Sistema Prisional.

- No total, 23 municípios que fazem parte do RS Seguro.

- Em 01/07/2020 Lajeado passou a integrar o programa.

- Para fazer o monitoramento dos indicadores nos 23 municípios, a equipe técnica do RS Seguro,em conjunto com a Brigada Militar, o Instituto-Geral de Perícias e a Polícia Civil, elaborou um processo com ciclos mensais de Gestão de Estatística em Segurança, com quatro instâncias de análise, o GESeg.