Alunos dos Projetos Vida retornam às atividades no dia 21/06

11/06/2021

Créditos: Pietra Darde

Em breve, os espaços dos seis Projetos Vida de Lajeado voltarão a ter vida. Após 15 meses sem atendimento em razão da pandemia, os Projetos Vidas reabrirão as portas no dia 21/06 para receber os alunos da rede municipal de ensino no contraturno escolar. Nesta semana, os servidores que atuam nessas instituições voltaram ao trabalho para o planejamento e organização deste retorno.

Reforço escolar, aulas de artesanato, culinária e recreação são algumas das atividades oferecidas aos alunos dos Projetos. Até março de 2020, cerca de 620 jovens entre 5 e 12 anos eram atendidos nos Projetos Vida dos bairros Campestre, Conventos, Moinhos, Santo André, Santo Antônio e São José.

No Projeto Vida Santo André, os alunos irão se deparar com novidades quando voltarem. Isso porque, ao longo deste tempo, o Projeto Vida passou por reformas na área externa. Na entrada do prédio, foi instalado um toldo, e nos fundos, a brita foi substituída por um novo piso. Além disso, a instituição ganhou novos brinquedos para poder oferecer às crianças. O desafio agora é cativar os alunos para retornarem às atividades. É o que conta a diretora do Projeto Vida Santo André, Tânia Regina de Freitas.

- Estávamos tendo um ganho muito expressivo em relação às disciplinas e hábitos saudáveis. Não sabemos como nossos alunos vão retornar, pois a pandemia pode ter influenciado no desenvolvimento global das crianças. Será um recomeço. Teremos que resgatar o envolvimento pelas rotinas e atividades escolares. Desejamos que eles queiram estar aqui conosco. Eu acredito que eles vão ficar felizes em reencontrar os colegas e educadores. Estamos preparando esta volta com muitos atividades para que eles se sintam bem acolhidos e queiram ficar aqui - disse Tânia.

Conforme a secretária da Educação, Vera Plein, diante do cenário pandêmico, algumas adequações na forma de atendimento foram necessárias. Os Projetos atenderão os alunos na semana oposta a do atendimento das escolas, e assim como já vem ocorrendo nas demais escolas municipais, os protocolos de distanciamento e higienização serão observados. Ainda, neste primeiro momento, só serão atendidos alunos que já frequentavam os Projetos.

As direções dos Projetos Vida entrarão em contato com as famílias para comunicar os detalhes e confirmar a presença do aluno, que não será obrigatória. Os pais e responsáveis que optarem pelo retorno irão preencher um termo de anuência.