Lajeado priorizará segundas doses da CoronaVac para quem está há mais tempo na espera

10/05/2021

Créditos: Maiara Rovêa

Com a chegada de 390 novas doses da vacina CoronaVac destinadas exclusivamente à segunda dose, Lajeado iniciará nesta terça-feira, 11/05, a aplicação do reforço da vacina. Como o número é muito pequeno em comparação com o número de pessoas que estão aguardando, as segundas doses serão destinadas às pessoas que receberam a primeira dose da vacina até o dia 27/03 e deveriam ter recebido a segunda dose até o dia 24/04/21. Ou seja, o município irá priorizar as pessoas que estão há mais tempo na espera, que tem data mais antiga de aplicação da primeira dose. A vacinação de segundas doses será no Parque do Imigrante e no auditório da Sthas, no Centro. Em ambos os locais a aplicação será das 8h às 14h sem fechar ao meio-dia.

Como o município recebeu apenas 390 doses e há uma perda técnica estimada em 6% (ou seja, não tem sido possível vacinar o total de pessoas esperadas com o volume de produto que vem nos frascos), as equipes de vacinação distribuirão um número de senhas para poder garantir a vacinação de quem estiver na fila e receber a senha. Serão distribuídas 230 senhas no drive-thru do Parque do Imigrante e 140 senhas no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Social (antiga Sthas), no Centro.

Quem tiver data de vacinação para segunda dose marcara para data posterior a 24/04 deverá aguardar a chegada de novas doses para receber o reforço.

VACINAÇÃO EM LAJEADO NA TERÇA-FEIRA, 11/05:

Quem pode se vacinar:

- Apenas segundas doses de Coronavac e apenas para pessoas que receberam a DOSE 1 até 27/03/21 e que deveriam ter recebido a DOSE 2 até 24/04/21. Esta é a data que está anotada na carteirinha. Se a sua data for posterior a isso, não adianta ir ao ponto de vacinação. As doses serão aplicadas por ordem de chegada mediante distribuição de senhas. As senhas serão distribuídas a partir das 8h.

- É OBRIGATÓRIA a apresentação da carteirinha de vacinação com o registro da primeira dose.

- Para evitar transtornos nos pontos de vacinação, nesta terça-feira não haverá vacinação do grupo das comorbidades, gestantes, puérperas e BPCs nem aplicação das segundas doses de Oxford. Estes grupos retornam na quarta-feira, dia 12/05.

Locais de vacinação:

- Local 1: Parque do Imigrante (Avenida Parque do Imigrante, s/nº, bairro Alto do Parque). Será EXCLUSIVAMENTE no modo drive-thru. Os veículos deverão acessar o Parque pela entrada lateral (junto ao Restaurante Panorâmico e à Defesa Civil).

- Local 2: Auditório da Secretaria do Desenvolvimento Social (antiga Sthas, na Rua Cel. Júlio May, s/nº, bairro Centro). O auditório está localizado junto à secretaria, com entrada pela rua Cel. Júlio May.

Horário de vacinação (nos dois locais):

- Das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.

Final de semana de fiscalização das aglomerações em Lajeado

Com o objetivo de vistoriar aglomerações e verificar denúncias, os fiscais da Prefeitura de Lajeado em conjunto com a Brigada Militar realizaram operações integradas neste final de semana, nos dias 07, 08 e 09/05. O foco das fiscalizações foi verificar o horário de funcionamento dos estabelecimentos, que deve encerrar às 23h. Neste final de semana, os fiscais realizaram duas rondas, uma que iniciou às 20h com o objetivo de dar orientações aos estabelecimentos sobre o horário de funcionamento e outra que iniciou às 23h para verificar se os regramentos estavam sendo seguidos. No total, mais de 90 estabelecimentos foram fiscalizados. Nas ações, os fiscais percorreram os bairros Centro, Americano, São Cristóvão, Universitários, Florestal, Montanha, Moinhos, Moinhos d’Água, Conventos e Hidráulica.