Lajeado retoma atendimento de crianças de 3 a 5 anos e de 1º e 2º ano nesta quinta-feira, 29/04

28/04/2021

Créditos: Divulgação

Após a publicação do decreto estadual 55.856, disponibilizado no Diário Oficial do Estado no final da noite de terça-feira, 27/04, o município de Lajeado retomou a organização da volta das atividades presenciais na rede municipal. O novo decreto determinou a adoção de bandeira vermelha em todo o território gaúcho até o dia 10 de maio, sem permissão para cogestão por parte dos municípios, o que significa que as regiões deverão seguir estritamente as regras da bandeira vermelha, sem o direito de adotar regras mais brandas. Assim, seguindo as definições previstas na bandeira vermelha do Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado, as atividades presenciais nas escolas estão permitidas em todos os níveis.

IMPORTANTE: a participação presencial da aula não é obrigatória, e as famílias podem optar entre enviar a criança para a escola ou mantê-la em atividade à distância. Tanto em um caso quanto no outro é necessário assinar autorização expressa para a escola.

- Com a participação essencial de todo o nosso corpo diretivo e docente, vamos retomar aos poucos a atividade presencial nas escolas. Faremos isso com cuidado e respeitando os regramentos sanitários. Neste momento, não será possível retomar com todas as turmas da educação infantil em razão do número de salas disponíveis nas escolas e da necessidade de dividirmos as turmas para fazer o distanciamento. Mas na medida em que a situação evoluir, iremos aos poucos ampliar o atendimento presencial - explicou a secretária da Educação, Vera Plein.

Ainda que exista a permissão, o município decidiu escalonar o início do atendimento presencial nas escolas para ir avaliando aos poucos a retomada e fazer ajustes do processo. Importante ressaltar que, em razão da necessidade de manter distância de 1,5m entre uma criança e outra em sala de aula, as turmas serão divididas em grupos menores para permitir este distanciamento. Também neste sentido, não será possível atender, neste momento, a todas as turmas da Educação Infantil, uma vez que é preciso ocupar mais salas de aula com menos crianças para garantir a distância entre elas. Ou seja, não há salas de aula em número suficientes para atender a todos os alunos de todas as turmas mantendo o distanciamento exigido.

Além das medidas de controle, como o uso de máscaras, higienização das mãos e do ambiente e uso de álcool em gel, todos os profissionais de educação do município irão receber máscaras do tipo PFF2 ou N95, máscara padrão utilizada pelos profissionais da saúde, que será mais um equipamento para prevenir eventuais contaminações.

Em cada escola, dependendo do número de salas de aula, do tamanho das salas e do tamanho das turmas, as direções das escolas estão organizando as turmas e comunicando a comunidade escolar sobre como será o funcionamento. Na medida em que novas regras ou permissões forem sendo estabelecidas, as turmas e salas vão sendo readequadas e ampliadas conforme as possibilidades e os protocolos.

Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Amiguinhos do Jardim, do bairro Jardim do Cedro, as crianças serão recebidas com balões e cartazes de boas-vindas. Além dos preparativos para a recepção dos alunos, a equipe de limpeza organizou e higienizou todos os ambientes para assegurar a proteção na volta às aulas.

No município de Lajeado, o calendário de retomada foi organizado conforme abaixo:

29/04 - Retorno das turmas de 3 a 5 anos (C, D e E) da Educação Infantil atendidas em EMEIs

O atendimento será em apenas um turno de 5 horas: pela manhã das 7h às 12h ou à tarde das 13h às 18h (cada aluno só terá um turno de aula). As atividades presenciais serão de segunda a sexta-feira, todos os dias, todas as semanas.

29/04 - Retorno das turmas de 4 e 5 anos (D e E) da Educação Infantil atendidas em EMEFs

As aulas serão em apenas um turno de 4 horas: pela manhã ou à tarde (cada aluno só terá um turno de aula). As aulas presenciais serão de segunda a sexta-feira, uma semana presencial e a outra semana em casa (para que a outra parte da turma tenha aula presencial).

29/04 - Retorno das turmas de 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental

Aulas serão em apenas um turno de 4 horas. As aulas presenciais serão de segunda a sexta-feira, uma semana presencial e a outra semana em casa (para que a outra parte da turma tenha aula presencial).

03/05 - Retorno das turmas de 3º a 9º Ano do Ensino Fundamental

Obs.: Não há, neste momento, previsão do retorno das turmas de berçário e de alunos de 1 a 3 anos nas EMEIs. Na medida em que novas readequações forem feitas, será possível ampliar este atendimento aos poucos.