Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Lajeado passa a disponibilizar segundas doses apenas da vacina Oxford/AstraZeneca

26/04/2021

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Maiara Rovêa

Com o término das vacinas disponíveis para a primeira e segundas doses da CoronaVac em Lajeado, a equipe de saúde do município seguirá vacinando com a segunda dose apenas as pessoas que receberam a primeira da vacina Oxford/AstraZeneca, que requer intervalo de 12 semanas entre as aplicações. O município aguarda a chegada de novas doses para seguir imunizando os grupos prioritários e completar o esquema vacinal de quem já recebeu a primeira dose da Coronavac. 

 

O auditório da Secretaria do Desenvolvimento Social (antiga Sthas) será o único ponto de vacinação para todos os grupos que receberam a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca. A data indicando a segunda dose está escrita na caderneta de vacinação, por isso é importante ficar atento e levar a caderneta no dia da vacinação.  

 

No último sábado, 24/04, cerca de 1.200 doses foram aplicadas no mutirão de vacinação, que incluiu a aplicação da primeira dose nos idosos com 60 anos completos ou mais e também de segundas doses em quem estivesse no prazo. A aplicação da primeira e segunda dose seguiu ocorrendo nesta segunda-feira, 26/04, até o término das vacinas disponíveis. 

 

Com olhos marejados de felicidade, Sabina Fachini, de 60 anos, recebeu a primeira dose da vacina nesta segunda-feira.

- Sempre dei muito valor à saúde, já perdi familiares nesta pandemia e por isso sei o quanto é importante se proteger - falou Sabina.

 

Dair Soldi, de 60 anos, também foi vacinado contra Covid-19.

- Eu estava aguardando e fiquei muito feliz de saber que chegou minha vez, desde que soube que teria vacina, eu já sabia que iria fazer - contou Dair. 

 

IMPORTANTE: A vacina Oxford/AstraZeneca permite intervalo de até 12 semanas entre as duas doses, ou seja, nesta semana a segunda dose da vacina será aplicada em quem recebeu a primeira dose no início de fevereiro de 2021.

 

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SEGUNDA DOSE:

 

- As duas vacinas que estão sendo aplicadas em Lajeado exigem segunda dose. No caso da vacina de Oxford, o intervalo é de 12 semanas. No caso da vacina CoronaVac, do Butantan, o intervalo é 28 dias para melhor resposta imunológica. A data de cada pessoa que já foi vacinada foi anotada a lápis na carteirinha. Basta consultar para ver quando a pessoa deve se vacinar novamente.

- Para fazer a segunda dose, a pessoa só precisa apresentar um documento de identificação com foto e levar a carteirinha para conferência da data de vacinação. Daí, a data anotada a lápis será substituída por uma escrita a caneta, que informará que a pessoa completou o esquema vacinal.

- Se a pessoa passou do período exato de fazer a segunda dose, ainda assim deve buscar a imunização de reforço o quanto antes. 

- No caso das duas vacinas (Oxford e CoronaVac), quem tomou apenas a primeira dose não é considerado imunizado. A primeira dose estimula o sistema imunológico, mas o benefício da proteção só é percebido depois da segunda dose. A imunização é considerada apenas duas semanas após a aplicação da última dose do imunizante, não importa qual seja.

- Se uma pessoa recebeu a primeira dose de vacina e chegar a contrair a doença Covid-19 antes de fazer a segunda dose, ela deverá esperar 30 dias após a manifestação da doença (primeiros sintomas) para só então receber o reforço. 


 

COMO FICA A VACINAÇÃO EM LAJEADO:

 

Quem pode se vacinar: 

- Apenas quem for fazer a segunda dose de imunização da Oxford. Não haverá vacinação de primeira dose para nenhum grupo. É preciso levar a carteirinha.

 

Locais de vacinação: 

- Local 1: Auditório da Secretaria do Desenvolvimento Social (antiga Sthas, na Rua Cel. Júlio May, s/nº, bairro Centro). O auditório está localizado junto à secretaria, com entrada pela rua Cel. Júlio May.

 

Horário de vacinação: 

- Das 8h às 14h, sem fechar ao meio dia. 

Compartilhe:

de

3

Leia notícias relacionadas