Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Foco da vacinação em Lajeado passa a ser aplicação de segundas doses

06/04/2021

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Maiara Rovêa

Com o término da aplicação das doses recebidas até agora destinadas a primeira dose, o município de Lajeado passa a focar agora na aplicação das segundas doses de quem já recebeu a primeira imunização. Como não há previsão imediata de recebimento de mais doses para ampliar a faixa etária de vacinação ou para inclusão de novos grupos prioritários na primeira dose, a vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira, 07/04, será feita apenas no Posto do Centro, e apenas para segundas doses. O drive-thru não funcionará nesta quarta-feira.

 

Como houve um grande número de pessoas vacinadas no começo de março com a vacina CoronaVac, do laboratório Butantan, estas pessoas estão no período agora para fazer a aplicação da segunda dose, já que esta vacina prevê intervalo de 28 dias para a nova aplicação. Assim, o trabalho da equipe de vacinadores nos próximos dias estará focado na aplicação do imunizante para completar o esquema vacinal.

 

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A SEGUNDA DOSE

 

- As duas vacinas que estão sendo aplicadas em Lajeado exigem segunda dose. No caso da vacina de Oxford, o intervalo é de 12 semanas, então ainda não há ninguém em Lajeado que tenha feito a primeira dose e esteja no prazo para a segunda. No caso da vacina CoronaVac, do Butantan, o intervalo é 28 dias para melhor resposta imunológica. A data de cada pessoa que já foi vacinada foi anotada a lápis na carteirinha. Basta consultar para ver quando a pessoa deve se vacinar novamente.

 

- Para fazer a segunda dose, a pessoa só precisa apresentar um documento de identificação com foto e levar a carteirinha para conferência da data de vacinação. Daí, a data anotada a lápis será substituída por uma escrita a caneta, que informará que a pessoa completou o esquema vacinal.

 

- Se a pessoa passou do período exato de fazer a segunda dose, ainda assim deve buscar a imunização de reforço o quanto antes. 

 

- No caso das duas vacinas (Oxford e CoronaVac), quem tomou apenas a primeira dose não é considerado imunizado. A primeira dose estimula o sistema imunológico, mas o benefício da proteção só é percebido depois da segunda dose. A imunização é considerada apenas duas semanas após a aplicação da última dose do imunizante, não importa qual seja.

 

- Se uma pessoa recebeu a primeira dose de vacina e chegar a contrair a doença Covid-19 antes de fazer a segunda dose, ela deverá esperar 30 dias após a manifestação da doença (primeiros sintomas) para só então receber o reforço. 

 

VACINAÇÃO EM LAJEADO NESTA QUARTA-FEIRA, 07/04 

 

Quem poderá se vacinar:

 

- Apenas quem for fazer a segunda dose de imunização, de qualquer um dos grupos prioritários que já vez a primeira. Não haverá vacinação de primeira dose para nenhum grupo.

 

 

Local de vacinação:

 

- Posto de Saúde do Centro (Rua Cel. Júlio May, 383, bairro Centro). Quem tiver dificuldade de locomoção pode solicitar vacinação no carro. Para pessoas de qualquer bairro. Apenas para aplicação da 2ª dose.

 

 

Horário de vacinação:

 

- Posto do Centro: das 7h45 às 11h e das 12h30 às 16h

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas