Profissionais de segurança e salvamento são vacinados em Lajeado

05/04/2021

Créditos: Maiara Rovêa

Nesta segunda-feira, 05/04, foi a vez de profissionais de forças de segurança e salvamento e das forças armadas receberem a vacina contra a Covid-19 em Lajeado. A expectativa é de que cerca de 250 profissionais sejam imunizados nesta etapa da vacinação, que ocorreu exclusivamente no Posto de Saúde do Centro.

Os profissionais de forças de segurança e salvamento e das forças armadas incluem Policiais Civis, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar do RS, Polícia Rodoviária Federal, Susepe e Guardas Municipais. Estes profissionais tiveram que preencher a “Declaração de Atribuições para Vacinação “ para comprovar os critérios exigidos para a vacinação: além de integrarem um dos grupos, eles deveriam estar envolvidos em uma das seguintes situações: a) envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes; b) envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar; c) envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a Covid-19; d) envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento físico, com contato direto e constante com o público independente da categoria.

Atuando na Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) de Lajeado, o agente penitenciário Afonso Pacheco recebeu a vacina na manhã desta segunda-feira.

- Estávamos esperando pela vacina, porque na nossa área é muito importante estar protegido - falou Pacheco.

A soldada Janina Ely, que atua na Brigada Militar de Lajeado, também recebeu a vacina pela manhã, no Posto do Centro.

- Nós estávamos todos no aguardo da vacina porque nosso trabalho é diretamente com o público - disse Janina.

Os idosos com 64 anos completos ou mais também puderam buscar a vacina nesta segunda-feira, tanto no Posto do Centro quanto no drive-thru do Parque do Imigrante. Na terça-feira, 06/03, será mantida a vacinação dos idosos com 64 anos nos dois locais e dos profissionais da segurança no Posto do Centro. Confira mais abaixo.

IMPORTANTE: Um grande número de pessoas está no prazo de fazer a segunda dose da vacina CoronaVac. As pessoas que estiverem na fase de receber a segunda dose, que foi marcada para um intervalo de 28-30 dias depois de feita a primeira dose, devem ficar atentas à data anotada na sua carteira de vacinação. Quando chegar o dia, estas pessoas devem procurar um dos pontos de vacinação e, mediante apresentação da carteira, solicitar a segunda dose.

VACINAÇÃO EM LAJEADO NO DIA 06/04, TERÇA-FEIRA:

Quem poderá se vacinar:

- Idosos com 64 anos completos ou mais – No Parque do Imigrante ou no Posto do Centro.

- Profissionais de forças de segurança e salvamento e das forças armadas (Policiais Civis, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar do RS, Polícia Rodoviária Federal, Susepe, Guardas Municipais), que estejam: a) envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes; b) envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar; c) envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a Covid-19; d) envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento físico, com contato direto e constante com o público independente da categoria. Os profissionais deste item deverão preencher uma “Declaração de Atribuições para Vacinação”, que deverá ser assinada pelo servidor e pelo seu chefe e que deverá ser entregue na hora da vacinação. O anexo a ser preenchido pode ser acessado aqui, na página 3.

Locais de vacinação:

Local 1: Parque do Imigrante (Avenida Parque do Imigrante, s/nº, bairro Alto do Parque). Modo drive-thru, exclusivamente para idosos de qualquer bairro. Os veículos deverão acessar o Parque pela entrada lateral (junto ao Restaurante Panorâmico e à Defesa Civil). Para aplicação da 1ª ou da 2ª dose.

Local 2: Posto de Saúde do Centro (Rua Cel. Júlio May, 383, bairro Centro). Quem tiver dificuldade de locomoção pode solicitar vacinação no carro. Para pessoas de qualquer bairro. Para aplicação da 1ª ou da 2ª dose. Para idosos e para profissionais da segurança.

Horário de vacinação:

- Parque do Imigrante: das 8h às 14h, sem fechar ao meio dia. Quem estiver a pé, o atendimento é das 10h às 14h.

- Posto do Centro: das 7h45 às 11h e das 12h30 às 16h