Lajeado prepara mutirão de vacinação para o sábado, 03/04, para 65 anos completos ou mais

01/04/2021

Com a previsão da chegada de novas doses de vacina ao Estado para esta sexta-feira, 02/04, o município de Lajeado prepara para sábado um mutirão de vacinação. Com isso, a vacinação será ampliada para idosos com 65 anos completos ou mais.

A possibilidade de chegada das doses nesta quinta-feira, 01/04, não se confirmou, então não haverá vacinação na Sexta-feira Santa, que era a previsão inicial. Segundo informações da Secretaria Estadual da Saúde, a nova remessa de doses deverá chegar ao Estado no início da manhã de sexta-feira, de avião, e então será distribuída às Coordenadorias Regionais de Saúde. A previsão é de que o município de Lajeado receba a nova remessa às 15h de sexta-feira, e só então o quantitativo será informado.

Os grupos que serão vacinados com as doses da nova remessa são:

- Idosos com 65 anos completos ou mais - Serão vacinados a partir de sábado.

- Profissionais de forças de segurança e salvamento e das forças armadas (Policiais Civis, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar do RS, Polícia Rodoviária Federal, Susepe, Guardas Municipais, que estejam:a) envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes; b) envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar; c) envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a Covid-19; d) envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento físico, com contato direto e constante com o público independente da categoria. Os profissionais deste item deverão preencher uma “Declaração de Atribuições para Vacinação”, que deverá ser assinada pelo servidor e pelo seu chefe e que deverá ser entregue na hora da vacinação. O anexo a ser preenchido pode ser acessado aqui.

IMPORTANTE: este grupo profissional NÃO SERÁ VACINADO NO SÁBADO. O atendimento será a partir de segunda-feira, no Posto do Centro.

VACINAÇÃO EM LAJEADO NO SÁBADO, 03/04:

Quem poderá se vacinar: Exclusivamente idosos com 65 anos completos ou mais.

Locais de vacinação: Apenas no Parque do Imigrante (Avenida Parque do Imigrante, s/nº, bairro Alto do Parque). Os veículos deverão acessar o Parque pela entrada lateral (junto ao Restaurante Panorâmico e à Defesa Civil). Para aplicação da 1ª ou da 2ª dose.

IMPORTANTE: Quem não tiver carro para o drive-thru ou estiver a pé poderá solicitar no Parque do Imigrante a partir das 10h. Das 8h às 10h serão atendidos primeiramente os carros no drive. Depois, uma equipe de atendimento ficará destinada a atender quem não estiver de carro. Quem quiser, pode esperar até segunda-feira para fazer a vacina no Posto do Centro.

Horário de vacinação: no drive, será das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. Para quem estiver a pé, das 10h às 14h.

Governo do Estado autoriza abertura do comércio neste sábado, 03/04

Nesta quinta-feira, 01/04, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul anunciou a flexibilização para o atendimento do comércio para este sábado, 03/04, que antecede a Páscoa.

A decisão foi tomada após pedidos e reuniões de entidades, incluindo a Administração Municipal de Lajeado, que haviam solicitado a flexibilização para alavancar as atividades comerciais e evitar grandes circulações de pessoas nos dias da semana.

Com a flexibilização, ficarão válidas no sábado as regras de dia de semana para os estabelecimentos comerciais e de serviços, que podem abrir até as 20h no sábado.