Profissionais da saúde tem nova etapa de vacinação em Lajeado

23/03/2021

Créditos: Maiara Rovêa

Nesta terça-feira, 23/03, profissionais da saúde habilitados e vinculados a um estabelecimento de saúde puderam ser vacinados contra a Covid-19 em Lajeado. A ação ocorreu no Posto de Saúde do bairro Montanha em conjunto com a vacinação dos idosos com 73 anos completos ou mais. Para organizar os procedimentos, a vacinação dos profissionais da saúde ocorreu dentro do posto e a dos idosos no lado de fora, no modo drive-thru.

Em razão do pequeno número de doses disponíveis ao grupo de profissionais da saúde, a Secretaria Municipal da Saúde (Sesa) em conjunto com 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (que integra a Secretaria Estadual da Saúde), elaborou um documento, baseado em regramentos e normativas estaduais, com observações para definição do grupo de profissionais da saúde que será vacinado neste momento (saiba mais abaixo).

Técnica de enfermagem de uma clínica médica, Manuela Cristina Soares recebeu a vacina com um sorriso no rosto.

- Estava muito ansiosa por essa vacina, porque é uma forma da gente se sentir mais seguro - contou Manuela.

Em seguida, a cirurgiã dentista Franciele Regina Stein foi vacinada.

- Fiquei sabendo ontem que teria vacinação para os profissionais da saúde e já aproveitei pra vir, não quis deixar passar essa oportunidade - falou Franciele, que tem consultório em Lajeado.

A aplicação da segunda dose da vacina de todos os grupos prioritários também pode ser feita no Posto do Montanha. Para isso, é necessário apresentar carteira de vacinação comprovando data da primeira dose.

SOBRE A VACINAÇÃO EM LAJEADO:

Local: Posto de Saúde do Montanha (Rua João Sebastiany, 1.312 - Bairro Montanha), entrada pela lateral. O drive-thru na frente do posto é exclusivo para idosos.

Horário: 7h45 às 11h e das 12h30 às 16h

Quem pode se vacinar:

- Profissionais de saúde devidamente habilitados e que estejam vinculados a um estabelecimento de saúde. IMPORTANTE: Estabelecimento de saúde é qualquer estabelecimento que tenha um registro do tipo CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) ou alvará sanitário para tal. Serão vacinados por ordem de chegada, até terminarem as doses destinadas a este grupo.

- Idosos com 73 anos completos ou mais

Documentos:

- Para profissionais da saúde: Documento de habilitação profissional (carteirinha profissional) e Documento que comprove exercício profissional atual com vinculação a estabelecimento de saúde (carteira de trabalho assinada, alvará sanitário, comprovante de registro do CNES...)

- Para idosos com 73 anos completos ou mais: documento de identidade e carteira de vacinação

OBSERVAÇÕES SOBRE A VACINAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE:

- Educadores Físicos: devem obrigatoriamente atuar em estabelecimento de saúde. Não serão vacinados os que atuam somente em academias ou instituições de ensino;

- Veterinários: devem obrigatoriamente estar vinculados a estabelecimentos de saúde. Não serão vacinados neste momento: médicos veterinários que atuem em serviços de inspeção de produtos de origem animal, estabelecimentos de saúde animal (clínicas veterinárias, serviços de atendimento domiciliar de pequenos e grandes animais), defesa sanitária, fomento, secretarias de agricultura e representação de empresas;

- Cuidadores de idosos: serão vacinados apenas os vinculados a instituições de longa permanência (ILPIs) e um cuidador por domicílio de idoso acamado (avaliação é feita no local do acamado, conforme cada caso);

- Não serão vacinados neste momento: atendentes, secretárias e/ou equipes de apoio de clínicas médicas, consultórios ou farmácias.