Secretaria da Saúde de Lajeado pede apoio à comunidade para identificar concentradores de oxigênio

15/03/2021

A Secretaria Municipal da Saúde (Sesa) de Lajeado prepara o seu Programa de Atendimento Domiciliar de Paciente de Covid-19. O objetivo da iniciativa é facilitar a alta hospitalar mais precoce de pacientes com a doença que não necessitem mais cuidados intensivos mas que continuam precisando fazer uso de oxigênio e, por isso, acabam tendo que ficar no hospital. Na medida em que este paciente pode ser tratado em casa, aumenta a disponibilidade de leitos hospitalares para pacientes em situação mais grave. O projeto está sendo desenvolvido por meio de uma parceria da Sesa com a Unimed VTRP.

Para tornar este programa possível, é necessária a disponibilidade de equipamentos chamados "concentradores de oxigênio" que serão usados pelos pacientes que farão o restante do tratamento em casa, com monitoramento médico. A Unimed já adquiriu 8 aparelhos para disponibilizar ao município, que devem chegar esta semana e já começarão a ser utilizados. Em razão do aumento do número de casos da Covid-19 em todo o país e da consequente procura por este tipo de aparelho, a secretaria enfrenta dificuldades para encontrar mais equipamentos deste tipo, seja para aquisição ou aluguel.

- Estamos com grande dificuldade na obtenção deste equipamento no mercado devido ao crescimento de casos da Covid-19. Por isso, pedimos a todas as pessoas que possuam concentrador de oxigênio e não estiverem utilizando que entrem em contato conosco para que, se quiserem ou puderem, contribuam com o empréstimo ou cessão de uso do equipamento para que possamos dar conforto e segurança aos pacientes que necessitam de oxigênio domiciliar - explica o secretário municipal da Saúde, Dr. Cláudio Klein.

O QUE É UM CONCENTRADOR DE OXIGÊNIO

O concentrador de oxigênio é um equipamento que auxilia no tratamento de doenças respiratórias e cuja função é fornecer oxigênio complementar para que o paciente mantenha a saturação acima de 90%, que é o índice indicado. Ele se parece com uma espécie de maleta móvel, dentro da qual ficam os cilindros pequenos de oxigênio.

Confira abaixo imagem de um concentrador de oxigênio no modelo que foi adquirido pela Unimed.

COMO COLABORAR

Se você tem concentrador de oxigênio sem uso em casa, ou sabe de alguém que tenha, faça contato com a Secretaria da Saúde:

- Telefone: (51) 3982-1130, de segunda a sexta-feira, das 7h30h às 11h30 e das 12h30h às 16h30

- E-mail: sesa@lajeado.rs.gov.br