Secretaria de Saúde altera funcionamento de unidades para ampliar atendimento de Covid-19

23/02/2021

Considerando a situação atual da pandemia pela Covid-19, com o número crescente de casos ativos principalmente entre a população de 20 a 49 anos, a Secretaria Municipal da Saúde irá alterar a partir desta quarta-feira, 24/02, alguns procedimentos relacionados à doença para qualificar e ampliar a capacidade de atendimento da rede municipal de Saúde. As alterações atendem recomendações do Departamento Estadual de Ações em Saúde, com o objetivo de reduzir a utilização de serviços de urgência e emergência (UPA e HBB), além de permitir a manutenção dos atendimentos eletivos nos demais serviços de saúde.

As novas orientações e funcionamentos:

- A partir de quarta-feira, seguindo os protocolos vigentes para o momento de pandemia, pacientes que forem acolhidos na UPA e classificados como não urgentes poderão ser direcionados pela UPA às demais Unidades de Saúde. A UPA fará o encaminhamento do paciente, mediante contato telefônico com a respectiva unidade. Isso significa que, caso haja necessidade, a população deverá buscar atendimento não urgente (eletivo) na unidade de saúde de sua referência quando tiver sintomas não gripais, como por exemplo dor lombar, mal estar ou dor crônica.

- Neste momento, deve-se evitar ao máximo buscar atendimento na UPA e/ou no HBB, pois estes locais devem servir somente para atendimento das situações de urgência e emergência;

- Dúvidas em relação à doença Covid-19 podem ser esclarecidas pelo canal de atendimento telefônico (51) 99911-3609, das 7h30 às 11h30  e das 12h30 às 16h30, de segunda à sexta-feira, ou pelos contatos das unidades de saúde de referência.

- O Posto de Saúde do Centro/Unidade Covid atenderá SOMENTE pacientes com sintomas gripais que se enquadram no critério de síndrome gripal no horário das 7h30 às 19h, de segunda a sexta-feira. Pacientes acolhidos que NÃO TIVEREM sintomas gripais serão redirecionados para sua unidade de referência.

- O Posto do Montanha iniciará atendimento Covid no dia 24/02 no horário das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30. O acesso será pela lateral inferior, de modo que não haja interferência nos demais serviços da unidade.