Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Vacinação: equipe vacina moradores em postos de Saúde de Lajeado 

12/02/2021

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Maiara Rovêa

Nesta sexta-feira, 12/02, idosos com mais de 85 anos que residem nos bairros Morro 25, Nações, Santo Antônio, Jardim do Cedro e Conservas e ainda não haviam se vacinado contra a Covid-19 tiveram a oportunidade de receber a imunização no Posto de Saúde de sua região. A próxima ação de vacinação deste tipo será no bairro Olarias, na próxima quarta-feira, 17/02 (saiba mais abaixo). A iniciativa da vacinação nos bairros surgiu como uma forma de facilitar o atendimento para este público em bairros que ainda têm baixa adesão à vacinação entre os mais idosos. Os agentes de saúde dos bairros foram responsáveis por comunicar os grupos prioritários da sua comunidade e estimulá-los a buscarem a vacina.

 

Acompanhada da filha, Sueli Fátima Milani, a senhora Teresa Milani, de 85 anos, foi ao posto do bairro Santo Antônio receber a imunização na manhã desta sexta-feira.

- Eu estava só esperando minha vez de ser vacinada. Logo tinha certeza que se viesse a vacina iria fazer, mas sei que tem que continuar se cuidando, usando máscara e lavando a mão com bastante água e sabão - contou Teresa.

 

A imunização, que neste momento é feita apenas para maiores de 85 anos em Lajeado, pode ser realizada de três formas: no posto de Saúde do bairro Montanha (modo drive-thru ou diretamente no posto), por meio do atendimento domiciliar para o caso de idosos acamados e, excepcionalmente, nos postos de referência quando houver data marcada. Já a partir da próxima quarta-feira, 17/02, um novo ponto de vacinação será oferecido à comunidade, na Junta Militar, para o mesmo público com vacinação já permitida (veja mais abaixo).

 

Importante ressaltar que na segunda e na terça-feira, dias 15/02 e 16/02, não haverá atendimento nos Postos de Saúde e, consequentemente, não terá vacinação nestes dois dias. Em casos de necessidade de atendimento de saúde, a referência é a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

 

VACINAÇÃO NA JUNTA MILITAR

 

Na próxima quarta-feira, 17/02, os idosos com mais de 85 anos terão uma nova opção de local para buscar vacinação: a Junta Militar. O espaço, localizado na Av. Benjamin Constant, 422, no bairro Centro, atenderá idosos de qualquer bairro para a vacinação. O serviço de drive-thru também estará disponível para os idosos que não puderem se locomover para sair do carro.

 

Este novo ponto de vacinação permanecerá aberto durante todo o período da campanha de vacinação contra a Covid-19, sendo uma opção localizada em área mais central e próxima a pontos de ônibus, facilitando o acesso das pessoas que não tenham automóvel.

 

VACINAÇÃO NO POSTO DE SAÚDE DO BAIRRO OLARIAS

 

Excepcionalmente na quarta-feira, 17/02, a partir das 13h, idosos com mais de 85 anos residentes nos bairros atendidos na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Olarias que ainda não tenham sido vacinados podem buscar a imunização no Posto de Saúde.

Endereço: Rua Cristiano Schneider, 238 - Bairro Olarias

Horário: 13h

 

LOCAIS E HORÁRIOS DE VACINAÇÃO

 

Local de vacinação 1: Centro de Saúde Montanha (Rua João Sebastiany, 1.312, bairro Montanha), com entrada pela lateral (auditório). Há opção de drive-thru na frente do posto para quem preferir. Para pessoas de qualquer bairro.

 

Local de vacinação 2: Junta Militar de Lajeado (Av. Benjamin Constant, 422, bairro Centro). Há opção de drive-thru. Para pessoas de qualquer bairro.

 

Horário de vacinação nos dois locais: das 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h, enquanto houver doses disponíveis. 

 

Como será: a vacinação será feita por ordem de chegada, mediante apresentação dos documentos. Todas as pessoas que fizerem a primeira dose da vacina receberão uma carteira e serão orientadas sobre quando deverão fazer a segunda dose da imunização, já que todas as vacinas aprovadas e disponíveis no Brasil até o momento exigem 2 doses.

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas