Idosos recebem atendimento domiciliar para vacinação contra a Covid-19 em Lajeado

11/02/2021

Créditos: Maiara Rovêa

A vacinação contra a Covid-19 dos idosos com mais de 85 anos acamados começou em Lajeado nesta quinta-feira, 11/02. A equipe de vacinadores do Centro de Saúde do Montanha percorreu os bairros Morro 25, Nações, Santo Antônio, Conservas e Jardim do Cedro para o atendimento domiciliar deste grupo prioritário. O atendimento a acamados desta faixa etária seguiu à tarde nos bairros Moinhos, Montanha, Moinhos D´Água e Bom Pastor. O mesmo será feito em outras regiões da cidade nos próximos dias.

O critério para vacinação nesta fase é de idosos com mais de 85 anos, que podem ser vacinados no Posto, no modo drive-thru, ou por meio do atendimento domiciliar, que deve ser solicitado pela família quando o idoso vive acamado e sem condições de se deslocar. Para solicitar o atendimento domiciliar de idosos com mais 60 anos que não possam se deslocar, é preciso ligar para o telefone 3982-1210 (das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30). Idosos abaixo de 85 anos receberão a imunização quando chegar a vez da sua faixa etária.

Com ansiedade, Laura Ferreira, de 103 anos, esperava a chegada das profissionais de saúde.

- Desde que contei para ela que as enfermeiras iam vir aqui em casa fazer a vacina, ela me pedia todo dia quando elas iriam chegar. Hoje quando viu elas chegando, ficou muito feliz - contou a filha Lenir Rodrigues Pereira, que mora com a mãe e cuida dela.

Na casa de Ida Pohl, 85 anos, a filha contou que o mais complicado foi explicar para a mãe porque ela não recebia visitas durante a pandemia.

- Ela sentiu muito por não receber visitas, ela tem muitos netos e não entendia muito bem porque não podia ver eles. Esses dias ela até me pediu que idade tinha e se poderia fazer a vacina, porque queria muito ser vacinada - contou Vânia Teresinha Pohl, que mora com a mãe no bairro Jardim do Cedro.

VACINAÇÃO NOS POSTOS PARA MORADORES ACIMA DE 85 ANOS DE 5 BAIRROS

Excepcionalmente nesta sexta-feira, 12/02, equipes da saúde atenderão nos postos de saúde a população acima de 85 anos em alguns bairros. A ideia é facilitar o atendimento para este público em bairros que ainda têm baixa adesão à vacinação entre os mais idosos. As agentes de saúde dos bairros comunicaram as suas comunidades nesta quinta-feira, 11/02, para estimular os idosos a buscarem a vacina.

Como serão os horários de vacinação em cada bairro:

- 8h - Posto de Saúde do Morro 25 (incluindo moradores do Bairro Nações)

- 10h - Posto de Saúde do Santo Antônio

- 13h - Posto de Saúde do Jardim do Cedro

- 15h - Posto de Saúde do Conservas

A ação de vacinação nos postos de saúde dos bairros será realizada também em outros bairros da cidade. Acompanhe as informações no site da Prefeitura e na página da Prefeitura no Facebook.

SOBRE A VACINAÇÃO DE IDOSOS:

- Quem pode se vacinar: idosos com 85 anos ou mais. É preciso apresentar documento com data de nascimento. O idoso deve ir acompanhado de apenas uma pessoa. O acompanhante não terá direito à vacinação se não estiver enquadrado em grupos nos quais já está permitida a vacinação.

- Além da vacinação excepcional em 4 postos de saúde nesta sexta-feira para os idosos daquelas localidades, o sistema de vacinação drive-thru no posto do Montanha continua disponível para moradores de toda a cidade. Desta forma, quem desejar, pode permanecer dentro do carro e entrar na fila, sem necessidade de deslocar-se até o posto.

- Neste momento, não adianta ir ao posto com menos de 85 anos porque não há vacina disponível para faixas etárias de menor idade.

- Famílias com idosos acamados podem solicitar atendimento domiciliar para a vacinação. Para isso, devem ligar para o telefone 3982-1210 (das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30). Idosos com menos de 85 anos receberão a imunização quando chegar a vez da sua faixa etária.

LOCAIS E HORÁRIOS DE VACINAÇÃO

Local de vacinação: Centro de Saúde Montanha (Rua João Sebastiany, 1.312, bairro Montanha), com entrada pela lateral (auditório). Há opção de drive-thru na frente do posto para quem preferir. Haverá vacinação nesta sexta-feira, 12/02. No sábado e no domingo e na segunda-feira, dia 15/02, e na terça-feira, dia 16/02, não haverá vacinação. O atendimento será retomado na manha de quarta-feira, 17/02.

Horário de vacinação: das 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h, enquanto houver doses disponíveis.

Como será: a vacinação será feita por ordem de chegada, mediante apresentação dos documentos. Todas as pessoas que fizerem a primeira dose da vacina receberão uma carteira e serão orientadas sobre quando deverão fazer a segunda dose da imunização, já que todas as vacinas aprovadas e disponíveis no Brasil até o momento exigem 2 doses.