Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Novas regras para vacinação contra a Covid-19 darão prioridade a idosos

09/02/2021

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Maiara Rovêa

Uma nova regra de vacinação contra a Covid-19 está sendo adotada pelo Governo do Estado: a partir de agora, os idosos terão prioridade absoluta na fila de vacinação. Isso significa que fica suspensa, temporariamente, a vacinação de profissionais de saúde que não sejam da linha de frente de atendimento à Covid-19.

 

A resolução 14 da Comissão Gestores Interpartite, da Secretaria Estadual da Saúde, foi publicada no dia 08/02 e divulgada nesta terça-feira, 09/02. A partir de agora, enquanto houver idosos de uma determinada faixa etária a serem vacinados, não serão oferecidas doses para novos grupos de profissionais da saúde. A mudança tem como objetivo destinar as doses da vacina aos públicos mais vulneráveis, que são os idosos. Na medida em que mais doses forem sendo entregues, será permitido ampliar a vacinação para outros grupos. Por isso, neste momento, está suspensa a vacinação de profissionais da saúde que não sejam da linha de frente de atendimento à Covid-19.

 

A estimativa do Ministério da Saúde é que Lajeado tenha 3.095 trabalhadores da saúde (dos quais 2.283 já foram vacinados, o equivalente a 73,7%) e 1971 idosos acima de 80 anos (dos quais 218 acima de 85 anos foram vacinados nesta terça-feira).

 

Por enquanto, o município está centralizando a vacinação em apenas um posto de saúde, no bairro Montanha, porque os frascos da vacina contém 10 doses, que devem ser administradas em sequência para não haver desperdício nem perda de doses. Em razão do pequeno número de frascos enviados ao município, esta estratégia permite otimizar o uso das doses, evitando que um frasco aberto venha a ser desperdiçado porque não há pessoas suficientes para serem vacinadas na sequência no mesmo posto de saúde. 

 

Começa a vacinação de idosos acima de 85 anos

 

Esta terça-feira, 09/02, ficou marcada pelo início da vacinação contra a Covid-19 de um novo grupo prioritário em Lajeado, os idosos acima de 85 anos. A vacinação ocorreu no Centro de Saúde do bairro Montanha por ordem de chegada e disponibilidade das doses. O município havia recebido 1.210 novas doses na segunda-feira. No Centro de Saúde, para organizar e adiantar a vacinação, foram preparados dois ambientes com enfermeiros e vacinadores. Durante o dia, foram vacinados 218 idosos no posto.

 

No atendimento, os profissionais questionaram os idosos sobre sintomas e últimas vacinas, já que a orientação do Ministério da Saúde é que a pessoa que deseja ser vacinada não tenha apresentado sintomas respiratórios nos últimos 30 dias nem tenha feito outra vacina nos últimos 14 dias. O momento da imunização era esperado com ansiedade por Iselia Pelegrini, de 85 anos. Acompanhada de uma familiar, dona Iselia comemorava a oportunidade de ser vacinada.

 

- Acordei às 6h e fiquei pronta para vir. Não via a hora de chegar o momento de ser vacinada, nunca tive medo, sei que é uma proteção - contou Iselia.

 

Com sorriso no rosto, Arnaldo Fernandes, de 87 anos, recebeu a primeira dose.

 

- Estou muito feliz. Durante todo o ano cuidamos muito e agimos com bastante calma para não sermos contaminados - falou Fernandes.

 

Com a mesma alegria, Eva Borelli Cabilotti, de 87 anos, pedia o registro do momento.

 

- Eu estava contando os dias para esse momento. Por isso, tire muitas fotos, quero mostrar que estou vacinada para os meus filhos, netos e bisnetos - contou Eva.

 

Em algumas famílias, o medo e a incerteza da contaminação se fez presente.

 

- Eu tive alguns sintomas, mas fiz o teste e deu negativo. Então, os meus filhos e netos me incentivaram a fazer a vacina, para me proteger. Sei que se der qualquer reação eles vão estar aqui para me cuidar - contou Guilhermina Bottoni, de 88 anos. 

 

Mudanças no sistema de vacinação para idosos para drive-thru

 

Em razão do grande volume de procura pela vacina por parte de idosos e seus familiares, a Secretaria Municipal da Saúde vai alterar o sistema de atendimento para dar maior comodidade às pessoas que buscarem a imunização. Agora, haverá uma equipe específica atuando em um drive-thru na frente do posto do Montanha.

 

- Tivemos um grande movimento em busca da vacina e decidimos ajustar nossos procedimentos para facilitar o acesso de quem vem ao posto e dar mais comodidade aos idosos, que muitas vezes têm dificuldade de sair do carro. Então, para quem desejar, faremos vacina no sistema drive-thru no posto. A pessoa pode ficar dentro do carro e uma equipe fará a vacinação desta forma, evitando deslocamentos desnecessários dos idosos - explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi.

 

 

SOBRE A VACINAÇÃO DE IDOSOS

 

- Quem pode se vacinar: idosos com 85 anos ou mais. É preciso apresentar documento com data de nascimento. O idoso deve ir acompanhado de apenas uma pessoa. O acompanhante não terá direito à vacinação se não estiver enquadrado em grupos nos quais já está permitida a vacinação.

 

- Haverá sistema de vacinação drive-thru no posto. Quem desejar, pode permanecer dentro do carro e entrar na fila, sem necessidade de deslocar-se até o posto.

 

- Neste momento, não adianta ir ao posto com menos de 85 anos porque não há vacina disponível para faixas etárias de menor idade.

 

- Famílias com idosos acamados podem solicitar atendimento domiciliar para a vacinação. Para isso, devem ligar para o telefone 3982-1210 (das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30). Idosos com mais de 85 anos acamados deverão começar a ser imunizados nesta quinta-feira, 11/02. Idosos com menos idade já podem ficar registrados e receberão a imunização quando chegar a vez da sua faixa etária. 

 

- Se sobrarem doses dos idosos acima de 85 anos, o município estará autorizado a retomar a vacinação de novos grupos de profissionais da saúde.

Compartilhe:

de

5

Leia notícias relacionadas