Lajeado recebe 870 doses da vacina Oxford/AstraZeneca para profissionais da saúde

25/01/2021

Créditos: Gustavo Mansur /Palácio Piratini

Dando sequência à imunização contra a Covid-19 dos grupos prioritários, o Estado do Rio Grande do Sul autorizou o repasse de 870 doses da vacina Oxford/AstraZeneca para Lajeado. As vacinas chegaram na tarde desta segunda-feira, 25/01, à 16° Coordenadoria Regional de Saúde que repassou as doses ao município.

O novo lote de vacinas será destinado para os profissionais da saúde, que se enquadram no primeiro grupo prioritário e devem ser 100% vacinados antes de iniciar um nogo grupo de imunização.

Segundo o secretário da Saúde, Cláudio Klen, a vacinação com esse novo lote de vacinas Oxford/AstraZeneca será feita em paralelo às outras doses de CoronaVac.  A diferença, no entanto, é que o Estado não está guardando a segunda dose da Oxford/AstraZeneca para quem receber a primeira dose, já que esta vacina permite intervalo maior, de até 12 semanas, entre as duas doses. Ou seja, 870 pessoas serão imunizadas e aguardarão a chegada de novas doses para a segunda etapa.

Nesta quinta-feira, 28/01, Lajeado deverá concluir a vacinação dos 250 idosos e 155 profissionais das instituições de longa permanência. No mesmo dia, deve iniciar a vacinação da população indígena do município.

Nesta segunda-feira, 25/01, Lajeado chegou a 683 pessoas vacinadas contra a Covid-19.

Saiba mais sobre a vacinação:

- A vacina não é obrigatória. Ela será disponibilizada gratuitamente na rede pública para grupos prioritários, com ampliação da cobertura de forma gradativa, de acordo com a chegada e disponibilidade das doses. A comunidade só deve buscar vacinação quando for a sua vez, de acordo com a ordem. Em Lajeado, a ordem de prioridade seguirá os critérios estabelecidos pelo Governo do Estado e com a quantidade estimada de cada grupo. Assim, nesta primeira etapa, ninguém deve ir aos postos buscar vacina porque não haverá vacinação para a comunidade em geral, sendo que as doses disponíveis no momento tem destino específico para os seguintes grupos prioritários:

1) População indígena que vive em aldeias e com idade superior há 18 anos: aproximadamente 120 pessoas (imunização prevista para 28/01)

2) Idosos residentes de instituições de longa permanência (ILPIs): 250 residentes + 155 profissionais (imunização em andamento, a ser concluída em 28/01)

3) Portadores de deficiência institucionalizados com idade a partir de 18 anos: 9 pessoas (imunização realizada junto com o grupo 2, das instituições, em andamento)

4) Profissionais da saúde que atuam diretamente na atenção / referência para casos suspeitos e confirmados de Covid -19, nos setores do Hospital Bruno Born, Posto de Saúde do Centro, UPA, SAMU, SOS Unimed: 495 profissionais (iniciada no dia 19/01, em andamento). Na medida em que este grupo for se encerrando, será ampliada a vacinação para outros grupos de profissionais da saúde.

- Pessoas que já tiveram Covid não estão excluídas da vacinação, mas deverão respeitar a ordem dos grupos prioritários bem como a recuperação clínica total do quadro infeccioso e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas.

- Está contra-indicada a vacinação de gestantes, por falta de dados de pesquisa na fase de testes. As pessoas com doenças autoimune, pacientes oncológicos e transplantados deverão requerer atestado médico permitindo a vacinação, quando for a sua vez de vacinar segundo o cronograma.

- Nesta primeira etapa, os vacinadores se deslocarão para os locais em que as pessoas estão concentradas (comunidade indígena, serviços de saúde e instituições de longa permanência) para fazerem a vacinação. Nas próximas etapas, dependendo da quantidade de doses recebidas, a vacina será disponibilizada também em outros serviços de saúde da atenção primária.

- Para fazer a vacina, será necessário fazer um cadastro individualizado, informando número de CPF ou do cartão do SUS. Por isso, não será possível um sistema rápido tipo "drive thru" nestas primeiras etapas.