Artistas contemplados pela Lei Aldir Blanc iniciam fase de execução dos projetos

17/12/2020

Créditos: Pietra Darde

Artistas e profissionais da área da cultura contemplados nos oito editais do projeto "Conexão Lajeado Cultural", da Lei Aldir Blanc, iniciaram nesta semana a fase de assinaturas dos termos de responsabilidade e compromisso. Após esse período de regulamentação, os profissionais receberão os recursos e terão até o dia 28/12 para realizar a entrega dos projetos. No total, 59 projetos foram contemplados em Lajeado.

O município de Lajeado recebeu R$ 589.735,12 em recursos como parte das ações emergenciais destinadas ao setor cultural previstas na Lei Aldir Blanc. Os recursos recebidos já foram aplicados na concessão de subsídios para a manutenção de nove espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias, que tiveram as suas atividades interrompidas em razão da pandemia. Os contemplados, que se se enquadram nas exigências da Lei, receberam duas parcelas no valor de R$ 9.000,00.

Além disso, outra parte dos recursos foram destinados aos editais do projeto “Conexão Lajeado Cultural”. Ao todo, são oito editais no valor total de R$ 425.000,00 que contemplam propostas com diferentes finalidades, abrangendo todo o setor cultural.  Estão previstas intervenções artísticas, exposições de fotos, oficinas artísticas, produção de audiovisuais e a realização do 1º Festival-Artístico Conexão Lajeado Cultural. Os trabalhos já iniciaram na última semana com as primeiras gravações para o Festival, que contará com 10 apresentações artísticas.

A maioria das atividades será disponibilizada de forma virtual, por meio do Youtube, como é o caso do Festival, e irá compor o acervo da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) para fins de difusão cultural.

A presidente da Associação Cultural Música & Arte, Cristiane Ewald, assinou o termo na quarta-feira, 16/12. Conforme a advogada, os músicos da Orquestra Jovem de Lajeado, mantida pela Associação, têm se preparado e ensaiado para o 1º Festival-Artístico Conexão Lajeado Cultural.

- Os recursos ajudarão bastante a nos manter e também a incentivar os músicos para o próximo ano. Nossa apresentação, intitulada de Som Brasil, será gravada nesta sexta-feira e terá um repertório especial de músicas brasileiras, como Toda Forma de Amor, Evidências, Frenéticas, entre outras - contou Cristiane.

Já o músico e professor de música Walter Vinícius da Silva foi contemplado nos três projetos em que havia se inscrito.

- Esse ano foi bem difícil  porque as duas áreas em que trabalho foram fechadas. Então, esses recursos vão me ajudar financeiramente, além de poder estar exercendo minha profissão. É hora de tirar a poeira do violão que ficou parado a maior parte do ano - disse Vinícius.