Lajeado e região permanecem na bandeira vermelha

14/12/2020

A região de Lajeado e Vale do Taquari permaneceu na bandeira vermelha no Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para a semana entre os dias 15 e 21/12.

As bandeiras são uma avaliação feita pelo Estado a partir de 11 indicadores que analisam dados da pandemia de coronavírus em todo o Rio Grande do Sul. A classificação é válida desde 0h desta terça-feira, 15/12, até as 23h59 da próxima segunda-feira, 21/12. Os índices de Lajeado e região para esta semana ficaram em 1,96 enquanto na semana passada o indicador era de 2,33 - quanto menor o índice, melhor.

Para saber o que pode ou não funcionar e quais são as limitações, acesse www.distanciamentocontrolado.rs.gov.br, escolha a opção de cidade "Lajeado" e selecione a atividade na qual você se enquadra.

Equipes de fiscalização atuaram no final de semana

No final de semana, entre os dias 11 e 12/12, equipes de fiscais da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Planejamento e Urbanismo (SEPLAN) e Departamento de Trânsito, com apoio da Brigada Militar, realizaram mais duas operações integradas. O objetivo era de fiscalizar o cumprimento de decretos por parte de estabelecimentos e de verificar veículos infratores.

Durante os dois dias, foram vistoriados cerca de 85 estabelecimentos, como restaurantes, bares, food trucks e Pubs. Alguns estabelecimentos foram flagrados descumprindo o decreto municipal ao, por exemplo, estender as atividades após as 22h, o que não é permitido. Aqueles que já haviam sido notificados serão autuados e, dependendo do caso de descumprimento, serão encaminhados ao Ministério Público para que, se for o caso, o órgão tome as medidas cabíveis para coibir o descumprimento das normas.

Também, os agentes de trânsito e Brigada Militar montaram uma barreira de trânsito nas imediações da Univates. Ao todo, foram abordados 73 veículos e aplicados 13 autos de infração. Entre os motivos estavam estacionamento em local proibido depois da meia noite, uso de silenciador inoperante e recusa ao etilômetro. Além disso, quatro Carteiras Nacional de Habilitação (CHN) foram recolhidas, um veículo foi encaminhado ao depósito e dois Termos Circunstanciados (TC) foram aplicados.

No sábado, além da barreira, as equipes interromperam uma aglomeração no bairro Carneiros, onde encontraram aproximadamente 25 jovens consumindo bebidas alcoólicas.