Lajeado e região dos Vales permanecem na bandeira vermelha

07/12/2020

A região de Lajeado e Vale do Taquari permaneceu na bandeira vermelha no Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para a semana entre os dias 08 e 14/12.

As bandeiras são uma avaliação feita pelo Estado a partir de 11 indicadores que analisam dados da pandemia de coronavírus em todo o Rio Grande do Sul. A classificação é válida desde 0h desta terça-feira, 08/12, até as 23h59 da próxima segunda-feira, 14/12. Os índices de Lajeado e região para esta semana ficaram em 2,33, enquanto na semana passada o indicador era de 1,90 - quanto menor o índice, melhor. A região não entrou com recurso desta vez. Como a cogestão está suspensa pelo governo do Estado, a região deverá seguir as regras de bandeira vermelha determinadas por decreto estadual.

Para saber o que pode ou não funcionar:

Para saber o que pode ou não funcionar e quais são as limitações, acesse www.distanciamentocontrolado.rs.gov.br, escolha a opção de cidade "Lajeado" e selecione a atividade na qual você se enquadra.

Equipes multissetoriais fiscalizam o cumprimento de decretos no final de semana

No último final de semana, entre os dias 4 e 6/12, equipes de fiscais da Prefeitura de Lajeado, por meio do Departamento de Trânsito e Secretaria do Planejamento e Urbanismo (SEPLAN), em conjunto com a Brigada Militar e Polícia Civil realizaram duas operações integradas que tinham como objetivo prevenir aglomerações e fiscalizar o cumprimento de decretos por parte de estabelecimentos. Pontos estratégicos como praças, parques e áreas de estacionamento em avenidas tiveram seus acessos isolados com fitas de segurança, bem como dois pontos às margens do Rio Taquari, que foram bloqueados com blocos de concreto para evitar acesso de embarcações ao rio. As medidas foram tomadas para seguir as regras do novo decreto do governo do Estado e conter o avanço da disseminação do coronavírus no município.

Na sexta-feira, a fiscalização iniciou às 22h e se estendeu até as 3h. Durante esse período, foram vistoriados diversos pontos da cidade, como restaurantes, bares, food trucks, pubs e espaços públicos. Foi constatado que a maioria dos estabelecimentos estavam de acordo com as regras do decreto. Porém, alguns estavam descumprindo as regras, como por exemplo, utilizando a calçada de passeio para disponibilizar mesas e estender as atividades após as 22h, o que não era permitido.

Além disso, no bairro Moinhos, os fiscais interromperam uma festa clandestina em uma área verde com aproximadamente 35 jovens, que estavam consumindo bebidas alcoólicas e gerando perturbação de sossego.

As avenidas Avelino Talini, Alberto Müller, bem como a Praça do Papai Noel e rua Alfredo Ereno Dorr também foram vistoriadas durante a madrugada. Em nenhum dos locais foram encontrados pontos com aglomerações.

Já no sábado, foram fiscalizados 30 estabelecimentos e 6 food trucks. Os fiscais flagraram alguns estabelecimentos descumprindo o decreto municipal.

Os descumprimentos serão notificados pelos fiscais do município e dependendo do caso, serão encaminhados ao Ministério Público para que, se for o caso, o órgão tome as medidas cabíveis para coibir o descumprimento das normas.