Lajeado e região do Vale do Taquari são classificados em bandeira vermelha

30/11/2020

Créditos: Divulgação

Após 13 semanas consecutivas na bandeira laranja, a região de Lajeado e Vale do Taquari ficou na bandeira vermelha no Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

As bandeiras são uma avaliação feita pelo Estado a partir de 11 indicadores que analisam dados da pandemia de coronavírus em todo o Rio Grande do Sul. A classificação é válida desde 0h desta terça-feira, 1º/12, até as 23h59 da próxima segunda-feira, 07/12. Os índices de Lajeado e região para esta semana ficaram em 1,90, enquanto na semana passada o indicador era de 1,51 - quanto menor o índice, melhor. A região não entrou com recurso esta vez.

Nesta segunda-feira, o governador Eduardo Leite adiantou em reunião com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) que iria suspender os decretos de cogestão (que permitiam a adoção de protocolos de bandeira laranja em municípios em bandeira vermelha) e restringiria atividades para ampliar os cuidados para evitar contaminação com o coronavírus. As novas medidas do Estado dependem ainda de publicação de decreto por parte do governo estadual, e em razão disso, o município de Lajeado decidiu aguardar as novas regras para publicar os decretos municipais que tratam da bandeira no âmbito municipal.

Como medida de prevenção, o município suspendeu a atração do Papai e Mamãe Noel na aldeia de Natal no Parque dos Dick. A decoração permanecerá no local, mas a ideia de suspender a presença física dos personagens é reduzir eventuais aglomerações que possam ocorrer ao redor da casinha do Noel.

Para saber o que pode ou não funcionar:

Para saber o que pode ou não funcionar e quais são as limitações, acesse www.distanciamentocontrolado.rs.gov.br, escolha a opção de cidade "Lajeado" e selecione a atividade na qual você se enquadra.

Equipes de fiscalização da Prefeitura e Brigada Militar atuaram na cidade

Neste final de semana, entre os dias 27 e 29/11, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplan), do Meio Ambiente (Sema), da Saúde (Sesa) e de Segurança Pública (Sesp), em conjunto com a Brigada Militar, atuaram na cidade com o objetivo de verificar veículos infratores e fiscalizar o cumprimento de decretos em bares, restaurantes e casas noturnas.

Na sexta-feira e no sábado, os fiscais da Seplan, da Sema e Vigilância Sanitária (VISA), percorreram as principais ruas da cidade, observando os bares, restaurantes, pubs, casas noturnas e similares, localizados nos bairros Americano, Centro, Florestal, Hidráulica, Jardim do Cedro, Moinhos, Montanha, São Cristóvão e Universitário.

Em ambas fiscalizações, foi observado que os estabelecimentos estavam de acordo com as regras do Decreto Municipal nº 11.844/2020, que determinou, entre outras medidas, o horário de funcionamento até as 23h.

Já a operação integrada do Departamento de Trânsito e Brigada Militar, na sexta-feira, 27/11, se concentrou na Avenida Avelino Talini e outros pontos da cidade. No total, foram 34 veículos abordados, sendo aplicados 7 autos de infração por estacionar em local proibido a partir da meia-noite, excesso de lotação, entre outros motivos. Além disso, dois veículos foram encaminhados ao depósito e um Termo Circunstanciado de Ocorrência foi feito a um condutor por posse de entorpecentes.

Já no sábado e domingo, a operação ocorreu nos mesmos locais entre as 23h e 2h. Dos 36 veículos abordados, 15 foram autuados. Entre os motivos, estavam por recusa ao etilômetro, por conduzir sem Carteira Nacional de Habilitação (CHN), por manobra perigosa, entre outros.

Foto de divulgação