Prefeitura de Lajeado orienta para cuidados ao prestigiar Natal no Coração

27/11/2020

Créditos: Francini Ledur

O espírito natalino já está espalhado pelas ruas de Lajeado, e a cidade está cheia de cor. A Aldeia do Papai Noel, a lagoa do Parque dos Dick e a Casa de Cultura são alguns dos locais com decoração natalinas no município. As ornamentações integram o Natal no Coração, promovido pela Prefeitura de Lajeado. A visitação aos locais é gratuita, mas a Prefeitura alerta para a necessidade de manter cuidados para evitar a contaminação pelo coronavírus: todos devem usar máscaras na aldeia, evitar aglomerações e manter o distanciamento social de outros visitantes.

A Aldeia do Papai Noel, localizada no Parque dos Dick, está rodeada por um grande presente iluminado, um presépio e um parque de diversões. Logo em frente à Aldeia, é possível avistar as árvores de Natal adotadas pelas entidades, que estão dispostas ao redor do lago. No centro do lago foi colocado um grande pinheiro de luzes.

Na casinha da aldeia, o Papai e a Mamãe Noel estarão posicionados até 23 de dezembro, sempre das 19h às 22h. Neste ano, em razão da pandemia, os abraços e as conversas com a família Noel não poderão ocorrer. Para segurança de todos, os visitantes ficarão a uma distância dos personagens e quem desejar fotografar deverá manter distância mínima de 2 metros.

Na Rua Borges de Medeiros, a Casa de Cultura chama a atenção. O local, cuja pintura original é rosa, agora pode ser visto de todas as cores em razão de um show de luzes LED que mudam de cor.

As principais vias da cidade também receberam enfeites, como é o caso da Avenida Senador Alberto Pasqualini, que conta com um pórtico do Natal no Coração e árvores de mangueiras de luz. Já a rua Júlio de Castilhos conta com arcos iluminados em toda a sua extensão. Neste ano, pela primeira vez, a Avenida Piraí também foi decorada, e os postes de luz receberam árvores de natal, formando um caminho iluminado na avenida.

Shows da programação cultural do Projeto Rouanet são cancelados

Os shows da programação cultural do Projeto Rouanet, que estavam previstos para o Natal no Coração 2020, foram cancelados devido à pandemia do coronavírus. Em razão do alto número de casos ativos que vêm sendo registrados na cidade, a Prefeitura de Lajeado decidiu cancelar o projeto para este final de ano para seguir os protocolos de distanciamento e segurança. Desta forma, os espetáculos, apresentações e shows que ocorreriam junto a um palco no Parque dos Dick estão cancelados. O projeto, que já tinha valores captados pelo projeto junto a empresas locais, será reapresentado para realização no Natal de 2021. A decoração das ruas da cidade e a Aldeia do Noel, no Parque dos Dick, seguirão funcionando.

Como curtir o Natal no Coração de forma segura

- Se você tiver qualquer sintoma compatível com coronavírus, procure imediatamente o atendimento de saúde e siga as orientações de isolamento. Você e as pessoas que moram na sua casa deverão ficar isolados para não contaminar outras pessoas. Não vá ao Natal no Coração se tiver com sintomas.

- Quando sair, use máscara, em todos os lugares, especialmente quando compartilhar um espaço físico com outras pessoas. Na Aldeia do Noel e no Parque de Diversões, use máscara.

- Há totens com álcool em gel 70° espalhados na Aldeia de Natal. Higienize as mãos com frequência enquanto estiver no local.

- Não compartilhe a cuia de chimarrão com amigos. Cada um deve usar sua própria cuia e bomba.

- Mantenha distância de pelo menos 2 metros de outros grupos familiares. Como o coronavírus se dissemina principalmente por meio de gotículas espalhadas quando tossimos, espirramos ou mesmo falamos, ficar distante de outras pessoas reduz o risco de contaminação. Quando houver necessidade de encontro presencial, mantenha-se à distância de outras pessoas.

- Adote e mantenha hábitos de etiqueta respiratória: além do uso da máscara e da distância de outras pessoas, se precisar espirrar ou tossir, apoie a boca junto ao cotovelo. Nunca tire a máscara para tossir ou espirrar. A máscara deve ser usada justamente para evitar que tosse e espirros espalhem o vírus de alguém contaminado.

- Se alguém da sua família tiver mais de 60 anos ou alguma comorbidade (pessoas para quem o vírus pode causar formas graves da doença), não leve ao Parque nem à aldeia. Uma alternativa é passear de carro pela cidade para ver as luzes, evitando aglomerações.