Abertas inscrições para os editais Conexão Lajeado Cultural da Lei Aldir Blanc

13/11/2020

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), publicou nesta semana os editais de chamamentos públicos do projeto “Conexão Lajeado Cultural” para a seleção de propostas de atividades culturais como parte das ações emergenciais destinadas ao setor cultural previstas na Lei Aldir Blanc (Lei Federal 14.017/2020). As inscrições seguem abertas até dia 23/11 e devem ser feitas de forma online (veja mais abaixo).

A lei, sancionada em junho pelo Governo Federal, prevê o repasse no valor de R$ 589.735,12 para o município de Lajedo. Recursos já foram aplicados na concessão de subsídios para a manutenção de espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias, que tiveram as suas atividades interrompidas em razão da Covid-19. Além disso, serão dedicados a editais para a seleção de projetos. Ao todo, são sete editais que contemplarão 48 propostas com diferentes finalidades, abrangendo todo o setor cultural.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, mediante o encaminhamento do formulário padrão por meio do e-mail leialdirblanc@lajeado.rs.gov.br.

As propostas serão julgadas pela Comissão de Monitoramento e Avaliação (CMA) de acordo com critérios como planejamento, relevância e democratização de acesso, entre outros.

Mais informações e orientações podem ser conferidas em cada edital, que estão disponíveis na página da Lei Aldir Blanc (clique aqui para acessar) e de Licitações (clique aqui) no site do município.

Veja abaixo mais informações sobre cada edital

EDITAL 01 /2020 - “Programas de Qualificação e Formação Artística-Cultural Online” selecionará projetos culturais exclusivamente por proponentes pessoa física.

- Para projetos culturais que desenvolvam oficinas de qualificação e formação artística-cultural, para difusão em plataformas digitais, que estimulem o pensamento e as práticas voltadas para as seguintes áreas: Artes Visuais, Audiovisual, Artes Cênicas, Artesanato, Gastronomia e Música

- O Edital selecionará 20 vinte propostas para oficinas no valor de R$ 3.000,00 cada.

EDITAL 02/2020 - “I Festival Artístico Cultural de Lajeado ”selecionará projetos culturais de pessoas jurídicas de direito privado.

- Para projetos culturais que tenham por objetivo a apresentação de produtos de conteúdos artístico-culturais, em formato digital, nas áreas de Arte Cênicas (teatro dança, circo) e Música (bandas, orquestras, corais, músicos), que integrarão a programação especial de difusão da cultura no contexto do enfrentamento ao Covid 19, por meio do  “I Festival Artístico Cultural de Lajeado”.

- O edital selecionará 10 propostas para produção cultural no valor de R$ 10.000,00 cada.

EDITAL 03/2020 - “Produção Cultural” selecionará projetos culturais de pessoas jurídicas de direito privado.

- Para projetos culturais que tenham por objetivo a execução do “I Festival Artístico Cultural de Lajeado” para difusão em plataformas digitais, voltado para as seguintes áreas: Artes Cênicas (teatro, dança, circo) e Música (bandas, orquestras, corais, músicos), que integrarão a programação especial de difusão da cultura no contexto do enfrentamento ao Covid 19.

- O edital selecionará duas propostas para produção cultural no valor de R$ 25.000,00 cada.

EDITAL 04/2020 - “Retratos de Lajeado”, que selecionará projetos culturais de pessoas jurídicas de direito privado.

- Para Intervenção Artística Urbana (três propostas no valor de R$ 10.000,00 cada) e Exposição Fotográfica (três propostas no valor de R$ 5.000,00 cada).

Edital 05/2020 -  “Incentivo ao Desenvolvimento da Cultura Popular Negra e Indígena”

- Para projetos culturais que tenham por objetivo o registro audiovisual de média metragem (duração de 30 a 70 minutos), a serem realizados no município de Lajeado, que visem à promoção, valorização e fortalecimento da identidade, da imagem, da história, da tradição, da gastronomia e das manifestações culturais populares negra e indígena, para exibição em meio virtual.

- O edital selecionará três propostas no valor de R$ 10.000,00 cada.

Edital 06/2020 - “Literatura em Movimento” selecionará projetos culturais exclusivamente por proponentes pessoa física.

- Para projetos culturais que tenham por objetivo produções literárias, utilizando a linguagem audiovisual, com o tema incentivo à leitura. As produções deverão apresentar conteúdo artístico, cultural e/ou educacional.

- O edital selecionará seis propostas, no valor de R$ 3.000,00 cada.

Edital 07/2020 - “Monumento da Inovação de Lajeado” selecionará projetos culturais de pessoas jurídicas de direito privado.

- Para projetos culturais que tenham por objetivo a criação e execução de um monumento permanente de artes visuais para o município de Lajeado. A proposta deverá contemplar, ainda, a gravação, em vídeo, da narrativa do processo criativo da obra.

- O edital selecionará uma proposta no valor de R$ 34.400,00.