Mais de 600 alunos do 1° e 2° ano dos Anos Iniciais voltam às aulas presenciais nas escolas municipais de Lajeado

03/11/2020

Créditos: Maiara Rovêa

Os pequenos alunos do 1° e 2° ano dos Anos Iniciais foram recepcionados nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Lajeado nesta terça-feira, 03/11. São mais de 600 alunos que estão retornando para as atividades presenciais nesta fase. Para o retorno desta etapa, as equipes diretivas das EMEFs e a Secretaria da Educação definiram como prioritárias as turmas de 1º e 2º anos por serem turmas que compõem o ciclo de alfabetização.

No primeiro momento, as turmas retomam as atividades em turno reduzido, sendo 4 horas diárias, e com turmas divididas em grupos. O grupo A será atendido em uma semana de terça a sexta-feira e o grupo B na semana consecutiva da mesma maneira. Nas segundas-feiras é o dia de higienização completa da escola.

Na EMEF Universitário, o retorno dos alunos está ocorrendo de forma segura e acolhedora. Logo na entrada, as crianças fazem a higienização das mãos com álcool em gel e tem a temperatura conferida. No chão, foram colocados adesivos sinalizando o distanciamento seguro e as paredes ganharam cartazes de boas-vindas. Para a diretora da EMEF Universitário, Adriana Azevedo Oliveira, o retorno está sendo muito tranquilo e positivo.

- As crianças estavam precisando voltar. O aprendizado nessa fase é muito importante e não pode ser deixado para trás - contou Adriana.

As crianças também estavam animadas com a volta às aulas. Para o aluno do 1° ano, Wicenzo Sonda Borba, o retorno significa encontrar os amigos e se divertir bastante.

- Eu estava ansioso para ver como estava a escola, queria muito brincar de pega-pega e esconde-esconde com os amigos. Também acho que agora vai ter bastante tema pra gente fazer - contou o estudante de 6 anos.

Os alunos do 3º, 4º e 5º anos terão atendimento presencial por agrupamentos. Cada escola organizou os grupos a partir das dificuldades de aprendizagem e de acesso à internet.

Pais ou responsáveis deverão assinar, antes do primeiro dia de aula, um termo de consentimento para o retorno presencial do aluno.

Os protocolos sanitários nas escolas municipais:

- Ao chegar na escola, o aluno deve higienizar os sapatos no tapete sanitizante.

- A temperatura corporal é aferida com um termômetro de mão, bem como deve passar álcool em gel nas mãos.

- Em espaços de uso comum, adesivos no chão foram instalados, indicando o distanciamento mínimo entre os alunos.

- O uso de máscara é obrigatório para os alunos, exceto para crianças da educação especial, conforme o Decreto Estadual nº 55.346, de 6 de julho de 2020.

- Cada escola tem uma sala de isolamento, que serve para abrigar alunos, no caso de apresentarem algum sintoma respiratório durante o horário de aula.