Lajeado e região permanecem na bandeira laranja no Modelo de Distanciamento Controlado

26/10/2020

Lajeado e a região do Vale do Taquari permaneceram na bandeira laranja do Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para a semana entre os dias 27/10 e 02/11.

As bandeiras são uma avaliação feita pelo Estado a partir de 11 indicadores que analisam dados da pandemia de coronavírus em todo o Rio Grande do Sul. A classificação é válida a partir da 0h desta terça-feira, 27/10, até as 23h59 da próxima segunda-feira, 02/11. Os índices de Lajeado e região para esta semana ficaram em 0,83, enquanto na semana passada o indicador era de 0,74 - quanto menor o índice, melhor.

Novo Decreto Municipal flexibiliza restrições

O Decreto Municipal publicado nesta segunda-feira, 26/10, trata de novas regras para o funcionamento de restaurantes, bares e afins (clique aqui para ler a partir da página 8). A nova norma permite que os estabelecimentos disponham, onde for permitido, de mesas para até quatro pessoas nos passeios públicos, observando o distanciamento de um metro entre as mesas. Além disso, o documento passou a permitir o consumo de bebida alcoólica em lojas de conveniência, food trucks e trailers. O consumo de álcool nas ruas e em espaços públicos ainda é proibido.

Fiscalização atua no final de semana em Lajeado

Neste final de semana, dias 23/10 e 25/10, os fiscais do Departamento de Trânsito, da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e a Brigada Militar realizaram uma operação integrada para vistoriar alguns pontos da cidade.

Na sexta-feira, 23/10, a fiscalização ocorreu na Avenida Senador Alberto Pasqualini, Praça João Zart Sobrinho (Praça do Papai Noel) e se concentrou na Avenida Avelino Talini, no bairro Universitário. Para verificar a regularidade dos veículos foi realizada uma barreira de trânsito na Avenida Avelino Talini, em frente a Univates. Na ação, foram abordados 34 veículos e aplicados 9 autos de infração, por licenciamento vencido, estacionamento em local proibido, entre outros. Na abordagem, jovens receberam um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por desacato e resistência e um veículo foi encaminhado ao depósito.

No domingo, 25/10, a equipe de fiscais realizou a abordagem de 50 veículos na Avenida Avelino Talini. Na abordagem, 20 veículos foram autuados e, entre os motivos das multas, o principal foi por estacionamento em local proibido.